sábado, 26 de fevereiro de 2011

Festival Miguel Torga leva sete companhias nacionais a Mondim de Basto

O Festival Nacional de Teatro Miguel Torga decorre de 5 a 27 de Março, em Mondim de Basto, com a participação de sete companhias e o objectivo de revitalizar a tradição do teatro neste concelho.

Promovido pela autarquia local e o Teatro Amador Mondinense (TAM) - Trouxa Mouxa, o festival arranca com a peça «Os Velhos Não Devem Namorar», apresentada pelo grupo Casca de Nós, de Ermesinde.

Tiago Pires, da organização do evento, disse hoje que, até 27 de Março, em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, em todas as sextas-feiras e sábados, a Casa da Cultura irá acolher mais seis companhias de teatro, que levarão a cena um leque variado de espectáculos.

Nomeadamente «A Maluquinha de Arroios», do Teatro Popular de Carapeços (Barcelos), «Eu Manuel Inácio Quero Ser Santo», do OFITEIA (Favaios), «O Calhau de Ouro», da Tâmegar (Mondim de Basto), «A Rainha Louca o Riso e a Morte», do Teatro Experimental Flaviense (Chaves) e «Uma viagem para lá do fim», pela companhia de Teatro Pouca Terra (Entroncamento)

A peça «A Arena, a partir do Pedido de Casamento e do Aniversário no Banco», do TAM - Trouxa Mouxa (Mondim de Basto), encerra o evento.

Paralelamente ao festival, decorre a apresentação do livro «António Pedro e o Teatro em Portugal», de Teresa André, e uma exposição sobre a vida e obra de Miguel Torga.

Neste momento decorrem os preparativos na Casa da Cultura de Mondim de Basto, com mão-de-obra cedida pela autarquia e materiais, como tintas, oferecidos por empresários locais.

A câmara comparticipa o festival com 2.500 euros.

Tiago Pires salientou a «grande tradição teatral que estava apagada» no concelho e que o evento pretende «revitalizar».
 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nos Baldios de Montão

O Município de Mondim de Basto, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e a Freguesia de Mondim de Basto assinaram um termo de declaração de interesse mútuo para a localização do novo Parque de Campismo de Mondim de Basto nos terrenos denominados por Baldio de Montão.
Tal declaração, requerida ao Município pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal foi objecto de deliberação da Câmara Municipal de 17 de Fevereiro de 2011, que assim decidiu, porque lhe foi manifestado, em reunião de 15 de Fevereiro de 2011, pela Freguesia de Mondim de Basto, interesse na localização do Novo parque de Campismo no Baldio de Montão.

Para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, esta decisão justifica-se no facto de reconhecer ao concelho de Mondim de Basto condições excepcionais para a prática das modalidades afins do campismo e montanhismo. Com esta declaração, o Município de Mondim de Basto deu mais um importante passo tendo em vista a concretização da deliberação da Assembleia Municipal havia declarado interesse público municipal à existência e localização de um parque de campismo no concelho.

Para o presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, este acordo agora assinado, é indiscutivelmente uma boa noticia para o concelho, que contará no futuro certamente com um dos melhores e mais modernos Parques de Campismo do país. O presidente da Câmara manifestou ainda disponibilidade para acolher em Mondim uma delegação da escola de montanhismo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mondim de Basto vai investir dois milhões em obras de Regeneração Urbana

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, e o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Duarte, assinaram no dia 2 de Fevereiro os contratos de financiamento das operações do Plano de Regeneração Urbana: Núcleo Histórico e Renovação e Modernização da Estrutura de Mobilidade da Vila de Mondim de Basto. Estas obras, cujo valor ascende aos dois milhões de euros, irão iniciar-se já no decurso deste mês de Fevereiro, devendo estar concluídas no prazo de dois anos.
O Plano de Regeneração Urbana que incide, genericamente, sobre a renovação e modernização dos espaços públicos da Vila, inclui intervenções ao nível da repavimentação da rede viária, criação de estacionamento, supressão de barreiras arquitectónicas, melhoria da iluminação pública, renovação da sinalização e marcas rodoviárias e correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos).
A Câmara Municipal espera, com estas obras, requalificar a Vila de Mondim, dotando-a com maiores níveis de conforto e segurança, melhorando a qualidade visual da paisagem urbana e, sobretudo, a mobilidade viária e pedonal.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mondim de Basto, Indivíduo detido por exploração ilícita de jogo


O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Equipa de Intervenção Fiscal do Destacamento Territorial de Chaves, deteve ontem um indivíduo de 28 anos, residente em Atei, no concelho de Mondim de Basto, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Segundo a GNR, na sequência das diligências foram apreendidas uma máquina de jogo do tipo “roleta electrónica”, no valor presumível de 700 euros, e ainda 4.50 euros em moedas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GNR dá golpe no tráfico na zona de Basto

A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial (DTER) de Guimarães, deteve um alegado traficante - já cadastrado - e constituiu arguidos mais dois indivíduos no âmbito de um inquérito por tráfico de estupefacientes.

A GNR apreendeu também algum produto estupefaciente, dinheiro, vários telemóveis, duas viaturas, três computadores portáteis e outros objectos relacionados com o tráfico.
O alegado traficante - um homem de 34 anos a quem o Tribunal aplicou a prisão preventiva - está referenciado como o principal distribuidor de drogas nos concelhos de Celorico de Basto, Fafe, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Amarante e Vila Pouca de Aguiar.

O suspeito foi detido na sequência de buscas domiciliárias realizadas pelo DTER de Guimarães entre sábado e segunda-feira últimos.
Fonte policial revelou ao ‘Correio do Minho’ que o indivíduo já foi detido duas vezes pela GNR com grandes quantidades de droga e dinheiro.

Já tem antecedentes pelo crime de tráfico, tendo já cumprido quatro anos de prisão efectiva.
Já depois de cumprir pena, chegou a estar com apresentações periódicas no âmbito de outro inquérito e aguarda julgamento também por tráfico de estupefacientes na comarca de Cabeceiras de Basto.
O suspeito - sem profissão conhecida - ficou agora sujeito à medida coacção mais gravosa, enquanto o inquérito - que o NIC de Guimarães tem em mãos há cerca de um ano - prossegue.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011