sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval: "Entremezes" em digressão pelas aldeias de Mondim de Basto


Este concelho do distrito de Vila Real possui uma grande tradição teatral, que esteve apagada durante algum tempo e que está agora a ser revitalizada.
Nos dias que antecediam o Carnaval, populares das aldeias faziam os “Entremezes”, textos de teatro burlescos ou jocosos, de curta duração, que remontam aos séculos XVII e XVIII e que foram passando de geração em geração.
Este ano, segundo Tiago Pires, responsável da programação cultural da autarquia local, os “Entremezes” ganharam uma nova vida através dos grupos Associação Social e Cultural Fisgas de Ermelo, com o espetáculo “O rico avarento”, e o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando, com a peça “Zangarelho”.
Os grupos, que vão estar em digressão por sete aldeias do concelho até terça-feira, dia de Carnaval, são constituídos por populares, com idades compreendidas entre os nove e os 75 anos, alguns dos quais nem sabem ler nem escrever.
Tiago Pires referiu que estas pessoas de mais idade decoram os textos, ouvindo os outros a ler todas as quadras.
“No final, declamam um texto do princípio ao fim”, sublinhou.
E o resultado é, de acordo com o responsável, “sala cheia” em todas as aldeias por onde passam os espetáculos.
Em março, decorre a terceira edição do Festival Nacional de Teatro Miguel Torga, que vai levar a Mondim de Basto sete companhias de todo o país.
O evento, que arranca no dia 05 e termina a 25 de março, é promovido pela autarquia local e o Teatro Amador Mondinense (TAM) – Trouxa Mouxa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tradicional Leilão das Carnes na Aldeia de Travassos em Mondim de Basto

Os Mordomos da Festa de Travassos recuperaram uma antiga tradição da aldeia e organizaram no passado domingo, dia 12 de fevereiro, o “Leilão das Carnes”.
Trata-se de uma iniciativa realizada em domingo magro que marca o início do Entrudo com abundância de carnes, fumeiros, petiscos e folia, porque a seguir o tempo é de penitência.

Esta tradição tem atraído a Travassos centenas de visitantes que procuram produtos genuínos, de grande qualidade, desfrutam da animação popular e acabam por contribuir para a sua preservação.

O valor angariado com o “Leilão das Carnes” reverte, na totalidade, a favor das festas em honra da padroeira Santa Bárbara, que se realizam no verão. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mondim de Basto: regeneração urbana melhora imagem da vila


As obras de Regeneração Urbana da Vila de Mondim de Basto estão a decorrer dentro dos prazos definidos na planificação dos trabalhos. Depois das intervenções na Rua Comendador Alfredo Álvares de Carvalho, na Rua José Maria D’Alpoim e nos Largos do Estádio Municipal e da Escola EB 2,3/S, estão a decorrer as obras previstas para a Avenida Dr. Augusto Brito e a Praça 9 de Abril.
As obras incidem na renovação e modernização da estrutura de mobilidade do centro da Vila e visam maiores níveis de segurança, a melhoria da qualidade visual da paisagem urbana, a melhoria da acessibilidade e mobilidade viária e pedonal.

Estão, por isso, a ser melhoradas as infra-estruturas de electricidade, abastecimento de água, águas pluviais e telecomunicações, sendo também renovados todos os pavimentos. 

As intervenções incluem ainda a renovação da sinalização e marcas rodoviárias e a correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos), de modo a garantir maior segurança tanto aos automobilistas, como aos peões.

Na Praça 9 de Abril será substituído o asfalto por cubo de granito e alargados os passeios, em continuidade com os pavimentos já executados na Praça do Município e na Rua Alfredo Álvares de Carvalho. Será ainda desenhada a marcação dos estacionamentos, simplificando a circulação rodoviária actual, que funcionará na totalidade em sentido único, factor de incentivo à utilização pedonal e de lazer.

Para o Presidente da autarquia, a obra de Regeneração Urbana vai permitir que a Vila fique dotada de infra-estruturas melhoradas e mais eficientes, mas também mais atractiva, contribuindo dessa forma para o dinamismo comercial e turístico do concelho.
Esta obra, no valor de 1.350.200,00€ é comparticipada em 85% pelo QREN.