quinta-feira, 25 de outubro de 2012

XIV edição das Rotas do Tâmega em todo o terreno percorreu Celorico de Basto


                                                                                                            Galeria de Fotos

Celorico de Basto foi, neste sábado, 20 de outubro, local de visita obrigatória para quem gosta de praticar desportos motorizados ou assistir às manobras executadas pelos praticantes. Uma iniciativa que percorreu o concelho e passou por troços impressionantes para a prática da modalidade. 
A XIV edição das Rotas do Tâmega, Passeio em Todo o Terreno, teve início na Praça Cardeal D. António Ribeiro e contou com a presença de 82 participantes, uma prova organizada pelo Motor Clube de Basto com o apoio da Câmara Municipal e da Federação Portuguesa de Todo o Terreno.
O principal momento do percurso decorreu na Ribeira de Boques, numa pista de Trial, Pista de obstáculos, previamente desenvolvida para o efeito e que juntou centenas de pessoas a assistir às peripécias dos participantes. Subidas ingremes, poços de lama e outros obstáculos foram ultrapassados pelos participantes da prova e fizeram as delícias de quem assistiu. 
A iniciativa vai já na XIV edição e mostra-se um sucesso na   promoção de uma modalidade com acentuada aderência num concelho com as condições indicadas, percursos únicos e paisagens marcantes que conferem uma motivação extra à prática deste desporto.



domingo, 21 de outubro de 2012

Chris Kirkland agredido por adepto do Leeds United (com vídeo)


O guarda-redes do Sheffield Wednesday Chris Kirkland foi agredido, esta sexta-feira, em pleno jogo por um adepto do Leeds United, durante o encontro entre ambas as equipas, a contar para o Championship.

Bothroyd adiantou o Sheffield Wednesday aos 44 minutos e, aos 77, aconteceu o impensável. Tongue empatou para o Leeds United e, durante os festejos, alguns adeptos invadiram o relvado. Um deles surgiu à frente do internacional inglês e agrediu-o na face.

A rivalidade entre as duas equipas é grande e, de acordo com a Sky Sports, o jogo foi bastante tenso nas bancadas. Os adeptos do Sheffield Wednesday provocaram os do Leeds United com cânticos a lembrar a morte de dois adeptos do Leeds na Turquia, em 2000.

sábado, 20 de outubro de 2012

Passos Coelho escutado em conversas gravadas em processo de fuga de capitais


A conversa do primeiro-ministro, gravada pela Polícia Judiciária ao escutar um dos suspeitos de um caso de fuga de capitais, o processo "Monte Branco", foi enviada ao Supremo Tribunal de Justiça, para validação, pelo ex-procurador Geral da República, Pinto Monteiro, no penúltimo dia no cargo.
"Segundo uma fonte judicial, "o primeiro-ministro foi escutado fortuitamente no âmbito do processo Monte Branco", conta na edição deste sábado Expresso. Contatado pelo semanário, o Gabinete de Passos Coelho diz que não comenta "assunto que desconhece".
O CD com a conversa em que participa Passos Coelho foi entregue na Procuradoria-Geral da República pela Diretora do Departamento Central de Investigação e Ação penal (DCIAP).
Segundo o Expresso, "ao contrário do que aconteceu com José Sócrates, no processo 'Face Oculta', o pedido de validação não foi acompanhado por qualquer participação crime". Carece, assim, de explicação o teor da conversa escutada considerado suspeito ou o eventual crime cometido por qualquer dos intervenientes.
Contatado pelo Expresso, o Gabinete do primeiro-ministro disse "que não comenta o que desconhece".
Na segunda-feira, o jornal Público noticiou que o ministro Miguel Relvas foi escutado, no âmbito do mesmo processo, numa conversa com José Maria Ricciardi, presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI).
Segundo a Comunicação Social Portuguesa, o presidente do BES, Ricardo Salgado, é outro dos apontados como alvo das escutas do Ministério Público no caso "Monte Branco", que envolve quatro banqueiros portugueses e suíços e um cambista.
Os cinco foram detidos em maio pelo DCIAP, por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Três estão em prisão preventiva e dois foram libertados sob caução.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Encerramento do Tribunal de Mondim de Basto no novo Mapa Judiciário


O Presidente da Câmara de Mondim de Basto teve conhecimento hoje, pela comunicação social, da nova versão do Mapa Judiciário.
Humberto Cerqueira lamenta uma vez mais ter tido conhecimento, apenas pala comunicação social, não tendo recebido antecipadamente qualquer informação oficial, ao contrário do que é dito pela Sra. Ministra. Este procedimento revela desrespeito pela população e pelos seus legítimos representantes. Lamenta profundamente esta atitude.

Esta nova versão mantém o encerramento do tribunal de Mondim de Basto e a sua conversão numa "secção de proximidade". Este conceito ainda por definir parece-nos que não satisfaz as necessidades da população e no essencial obriga as pessoas a deslocarem-se a outros locais, a distâncias consideráveis. Não aceitamos esta solução.

Sabemos que o Ministério da Justiça está a fazer contactos para alugar um novo espaço na cidade de Vila Real, para concentrar os serviços do novo tribunal, que resultará do encerramento de cinco tribunais do distrito. Segundo a informação da comunicação social, o Ministério irá gastar quase 30 M€, com esta reorganização. A pergunta que se impõe neste momento é: Numa altura em que os Portugueses vivem com extrema dificuldade no seu dia-a-dia, com o agravamento de impostos, e a diminuição de salários, como se compreende que o Ministério da Justiça se permita gastar esta verba e afastar os serviços das populações. Onde está a necessária contenção da despesa do Estado?

Esta nova versão é mais uma "trapalhada", com critérios pouco claros e transparentes, sem o envolvimento dos municípios. O Presidente da Câmara entende que a Ministra da Justiça não tem condições para continuar a exercer o cargo e deverá demitir-se.

Por último, apela aos Deputados eleitos pelo distrito e aos representantes dos diferentes partidos políticos, para se oporem a esta versão de mapa judiciário, que a ser aprovada, irá prejudicar gravemente a população do concelho de Mondim de Basto.