quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Mondim Night Run

No dia 2 de dezembro, pelas 19 horas, tem inicio a “Mondim Night Run”, uma corrida organizada pela AMA – Associação Mondim Atletismo. O evento tem duas vertentes, uma corrida de 8 kms e uma caminhada de 4 kms, uma boa forma de…manter a forma!

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Curiosidades

Os Brass Wires Orchestra apresentaram o seu novo álbum “Icarus” no passado dia 16 de novembro na Music Box em Lisboa. Esta banda nascida em na capital do país em Setembro de 2011 integra, desde a sua origem, Zé Valério, um jovem com família em Mondim de Basto.
Os Brass Wires Orchestra já marcaram presença em grandes festivais portugueses como Paredes de Coura, Optimus Alive ou o Rock Nordeste. O grupo com um estilo Indie/Folk/Rock tem como influências bandas como os Beirut ou Mumford & Sons.
Na apresentação do disco “Icarus” contaram com Ana Bacalhau, que esteve em palco para um dos temas. O ponto mais emocionante da noite foi quando a banda leu a carta da namorada de um jovem mondinense que, infelizmente, já não está entre nós pois o casal partilhava a música “Love Someone” dos BWO em vários momentos.
Partilhamos o single do novo álbum de seu nome “Youth”
https://www.youtube.com/watch?v=djb3GIY4V3I


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Deslize contra adversário direto

O Mondinense tinha um desafio importante enfrentando um adversário, Arões,  que estava próximo na tabela. Porém, uma má entrada da formação orientada por António Almeida acabou por ter impacto em todo o jogo que acabou com uma derrota expressiva 1-4. O único golos da equipa de Mondim de Basto foi apontado por Bruno. Dia 26 há mais um encontro que pode ser decisivo para as contas finais com a deslocação a Mirandela (11º com mais 2 pontos).

Porém, no fim de semana de 18 e 19 de novembro não faltará futebol pelo Estádio Municipal de Mondim de Basto. A manhã de sábado traz (pelas 10:30h) o jogo de benjamins entre Mondinense e Diogo Cão. E pela tarde, às 15h, os juniores recebem o Fafe e depois, às 17:30h, os iniciados recebem o Régua. Somente os infantis vão fora de portas para defrontar o Pedras Salgadas. Já no domingo, os juvenis também jogam em casa recebendo o Fontelas pelas 10 horas.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Brincar com a História

Está patente na Biblioteca Municipal a exposição “Brincar com a História”, organizada pela turma do 11º C do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto até ao final do mês de novembro.
Esta é uma oportunidade de relembrar os brinquedos e jogos antigos. Mas também de mostrar de as apresentar aos mais novos numa altura em que as brincadeiras ao ar livre estão a “ser substituídas” pelos jogos de telemóvel, computador, etc…

O jogo do eixo, a cabra-cega, o jogo do lencinho, a barra do lenço…podíamos nomear dezenas de jogos diferentes que promoviam o convívio entre as crianças. Às vezes não apetece recuar no tempo?

Mondinense derrotado na casa do líder

A formação de Mondim de Basto saiu derrotado da deslocação a Vizela, equipa que vai na frente com 23 pontos fruto de 7 vitórias e 2 empates. António Almeida tem 2 derrotas em 3 jogos mas defrontou duas equipas do topo do campeonato (Vilaverdense e Vizela). Os próximos dois jogos são muito importantes para o Mondinense (12º classificado) pois recebe o Arões (11º com os mesmos dez pontos) e depois vai a Mirandela (10º classificado com mais 1 ponto) sendo estes encontros frente a “adversários diretos” que acabaram por ser mais decisivos no final.
Na formação, os juniores voltaram às vitórias na receção ao Taipas (que viajou para Mondim como 2º classificado) e por números esclarecedores:  4 golos sem resposta. Os juvenis também golearam o Valpaços (4-1) e os infantis venceram em Vila Pouca por 3-2. Os iniciados perderam por 1-5 com o Abambres, líder de série e os benjamins foram derrotados em casa pelo Vila Real (3-5).


sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Mais um teste de fogo para o Mondinense

Depois do regresso às vitórias no último domingo, a equipa sénior do Mondinense desloca-se ao terreno do Vizela, primeiro classificado sem derrotas. É mais um verdadeiro teste de fogo em que cada ponto vale ouro.
Na formação, jogam quase todos em casa: sábado de manhã pelas 10h os Sub11 recebem o CCPAD na segunda jornada, os infantis vão a Vila Pouca (10:30h 4ª Jornada), os iniciados recebem o Abambres (11:15h 5ª Jornada) e os juniores recebem o CC Taipas (9ª Jornada), destaque para este jogo, o último da primeira volta da Série A da II Divisão Nacional de Juniores.

No domingo de manhã, os juvenis recebem, pelas 10 horas, o Valpaços. O fim de semana desportivo fica completo, como já dito acima, com o Mondinense vs Vizela do Campeonato de Portugal (15:00h 9ª Jornada).

Amigável contra a Seleção Sénior da AF Vila Real

A equipa do Mondinense disputou, na tarde de 1 de novembro, um amigável contra a Seleção Sénior da AFVR. António Almeida aproveitou para ver a resposta dos jogadores menos utilizados e manter o ritmo dos atletas que haviam jogado no passado domingo além de chamar três elementos da equipa júnior. A Seleção Sénior da AFVR prepara a participação na Taça das Regiões.

A partida acabou com um empate sem golos mas vários bons momentos de futebol.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mondinense vence em jogo de emoções

A formação do Mondinense agora orientada por António Almeida venceu o São Martinho por 3-2 em um jogo emocionante. A equipa da casa esteve a vencer por 2-0 com golos de Bruno e Raúl de grande penalidade. Os forasteiros recuperaram e empataram a partida em dez minutos com golos de Bobô e Diogo Silva, este último na conversão de um castigo máximo. O Mondinense chegaria ao terceiro golo através de um cabeceamento de André na sequência de um canto. Com esta vitória, o Mondinense sobe ao 10º lugar com 10 pontos.
Na formação, os juniores do Mondinense foram derrotados em Vizela por 2-0, os juvenis venceram em Sabrosa por dois golos sem resposta, os iniciados venceram em Alijó por 2-1. No futebol de 9, a equipa do Mondinense venceu o Cerva por 5-2 enquanto no futebol de 7, os meninos de Basto perderam em Vila Real por 11-1.


sábado, 28 de outubro de 2017

Muito futebol para ver nos próximos dias

O Mondinense volta a entrar em ação este fim de semana e, também, no feriado de 1 de novembro. Com vários escalões em competições oficiais vão decorrer partidas, no Estádio Municipal de Mondim de Basto, no sábado de manhã, no domingo à tarde e ainda no feriado.
Começando pelo início, no sábado, dia 28, os benjamins do Mondinense fazem a sua estreia com uma deslocação a Vila Real, o jogo arranca pelas 10 horas. Entretanto, em Mondim, jogam, pelas 10:30h, os infantis contra o Cerva, na mesma manhã também decorre um amigável de Traquinas e Petizes entre o Mondinense e a CB Cabeceiras.
Na tarde de sábado, tanto os iniciados como os juniores jogam fora, os mais velhos vão a Vizela para a 8ª jornada com o jogo a começar pelas 15 horas enquanto o escalão mais novo defronta o Alijoense pelas 17:30h.
Já no domingo de manhã, os juvenis vão a Sabrosa em partida a contar para 3ª jornada, pelas 10 horas. De tarde, os seniores têm um confronto muito importante contra o São Martinho, será que é desta que vão deixar para trás os maus resultados? O jogo começa pelas 15 horas.
No feriado de 1 de novembro, a manhã seria preenchida com os jogos da Taça Distrital Sub-14: as partidas começam às 9:30h com um Mondinense vs Abambres, depois Abambres vs CB Chaves e por fim CB Chaves vs Mondinense. Durante a tarde, pelas 15:30h, amigável entre os seniores do Mondinense e a Seleção de Vila Real.

No total entre sábado e dia 1 de novembro, o Estádio Municipal de Mondim recebe sete encontros! 

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Outubro – O Mês Rosa

Outubro é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama, algo que deve ser assinalado quando surgem todos os anos perto de 430 000 novos caso no mundo. Durante o chamado Mês Rosa destaca-se o dia 30 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Durante o dia 30, por todo o país, vão existir atividades para assinalar a data e em Mondim de Basto não será diferente com destaque para a Caminhada Onda Rosa pelas 19 horas desse dia, um evento que tem sido regular nesta data.


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Fim de semana negativo para o Mondinense

*foto de José Machado
Três derrotas e dois empates foram os resultados dos jogos oficiais do Mondinense no último fim de semana: seniores, juniores e infantis foram derrotados por Vilaverdense, Merelinense e Chaves respectivamente enquanto os juvenis empataram em casa com o Vila Real a duas bolas e os iniciados empataram a uma bola no terreno do Mesão Frio.

Os jogos começaram no sábado de manhã com os infantis a perderem, em casa, por 2-7 com o Chaves, e, depois, já durante a tarde, os juniores, também em casa, foram derrotados pelo Merelinense por 0-2 enquanto, à mesma hora, os iniciados conseguiam o empate em Mesão Frio. No domingo de manhã, num jogo “quentinho”, Mondinense e Vila Real empataram e durante a tarde no primeiro jogo com António Almeida no banco os seniores perderam por 6-0 em Vila Verde. A equipa chegou ao intervalo empatada mas a expulsão de Murta em cima do intervalo e um golo sofrido logo aos 47’ acabou por proporcionar este desfecho.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Teste de fogo para António Almeida

O primeiro teste do mister António Almeida no comando dos seniores do Mondinense é já um “teste de fogo” com a formação de Mondim de Basto a visitar, no próximo dia 22 de outubro, o Vilaverdense que está muito motivado depois de ter eliminado o Boavista da Taça de Portugal. O Mondinense está em 13º com 7 pontos e visita o 4º com 11. A equipa de Vila Verde é o segundo melhor ataque da prova (10 golos tantos quanto o Merelinense e apenas menos um que o Mirandela).
Do lado da formação, os juniores têm um teste complicado com a receção ao Merelinense, 2º classificado, os iniciados vão a Mesão Frio tentar a segunda vitória consecutiva e de manhã os infantis recebem o Chaves. Isto tudo no dia 21 de outubro.

No domingo, além da deslocação dos seniores a Vila Verde, os juvenis tentam corrigir a pesada derrota da primeira jornada na Régua já na receção ao Vila Real, um jogo que trás sempre emoções fortes! 

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Incêndios: Várias manifestações marcadas pelas redes sociais para o fim de semana

Em declarações hoje à agência Lusa, Sónia Cunha, de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, contou que decidiu avançar com uma manifestação de solidariedade para com as vítimas dos incêndios depois de ver a cobertura televisiva dos fogos.
“Fiquei cansada de ver tanta desgraça na televisão, de ver comentários no Facebook e sem ver ninguém a tomar uma atitude. Por isso, eu, individualmente – não há nem movimentos nem partidos por trás da iniciativa - decidi avançar para um protesto pacífico”, explicou.
Sónia Cunha explicou que o objetivo do manifesto de descontentamento e de pesar é prestar solidariedade às vítimas, famílias e também aos operacionais que estiveram envolvidos no combate aos incêndios.
“Pedimos às pessoas que no domingo às 11:00 vistam camisolas brancas e vão para as principais praças da cidade de todo o país para silenciosamente e pacificamente se manifestarem em sinal de respeito e solidariedade”, disse.
Sónia Cunha explicou que entretanto teve conhecimento de que existem mais manifestações marcadas para Lisboa e Porto no fim de semana e já contactou através das redes sociais os organizadores para que se juntem todos num só protesto por todo o país e à mesma hora.
“Estou a aguardar contacto dos organizadores de outros eventos do género marcados para sábado em Lisboa e no Porto para ver se é possível. Teria seguramente outro impacto”, disse.
Pelo menos três manifestações contra os incêndios e em defesa da floresta, convocadas através da rede social Facebook, estão marcadas para o próximo fim de semana em Lisboa e no Porto.
Para Lisboa estão marcadas pelo menos dois protestos: a “Manifestação Silenciosa Portugal Contra os Incêndios” e o “Basta! Por um Futuro Sustentável!” e no Porto no domingo o evento “Pela Defesa Da Nossa Floresta E Solidariedade Pelos Que Sofrerem”.
O jornal Expresso notícia hoje a manifestação “De luto e em silêncio: por todas vítimas, por todas as casas destruídas, por todas as árvores ardidas” a realizar no sábado nas sedes de concelho e Parlamento à mesma hora em que decorre a reunião extraordinário do Conselho de Ministros.
Estas manifestações convocadas através do Facebook surgem na sequência da devastação provocada pelos incêndios em Portugal e no seguimento de um protesto que decorreu segunda-feira na Galiza contra os fogos florestais que causaram a morte a quatro pessoas.
As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos e 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Exposição fotográfica “Terra de Basto – Patrimônio Cultural e Natural”

No próximo dia 17 de outubro, pelas 18:30h, é inaugurada, na Biblioteca Municipal de Mondim, a exposição fotográfica “Terra de Basto – Patrimônio Cultural e Natural” que inclui várias fotos de Mondim de Basto. Esta amostra é constituída por fotografias que participaram no concurso Rotary Celorico de Basto e inclui uma fotografia da Senhora da Graça tirada pelo mondinense Henrique Martins que acabou por vencer o concurso.


António Almeida é o novo treinador do Mondinense

António Almeida, de 50 anos, é o escolhido para substituir Rui Luís no comando dos seniores do Mondinense. António Almeida foi adjunto do Vilaverdense (que está esta semana em destaque depois de ter eliminado o Boavista da Taça de Portugal) na época transacta. Como treinador principal passou pelos escalões de formação do Vilaverdense e como adjunto teve experiências (além do Vilaverdense) no Celeirós, Prado, Porto D’Ave e Ninense. Como jogador representou vários clubes transmontanos como, por exemplo, o Vila Real, o Bragança ou o Pedras Salgadas. 

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Rui Luís sai do Mondinense

A derrota (0-5) do Mondinense, no seu próprio terreno, frente ao Merelinense acabou por resultar no despedimento do técnico Rui Luís que havia chegado no início da época desportiva corrente. O jogo dos seniores foi a única partida oficial que envolveu o Mondinense mas destaca-se ainda o jogo amigável dos
iniciados, no feriado de 5 de outubro, em que perderam por 0-2 frente ao Atlético Cabeceirense e a partida de preparação dos juvenis que venceram, no terreno do Fermilense, por 3-2.


No fim de semana de 14 e 15 de outubro não vai decorrer o Campeonato de Portugal (pois serão disputados jogos da Taça de Portugal) porém a formação traz três jogos oficiais: os juniores disputam, no sábado pelas 15 horas, a 6ª jornada da 2º Divisão Nacional de Juniores – Série A,  frente ao Vianense. Logo a seguir, pelas 17:30h, primeiro jogo dos Iniciados – Campeonato Distrital – Série Sul (na prática é a 2ª jornada porém a partida da 1ª jornada foi adiada) com os pupilos orientados por Carlos Macedo a receberem o Sabrosa. No domingo, os juvenis viajam até à Régua para a 1ª jornada do campeonato distrital da categoria com a estreia no banco de Francisco Lemos no comando destes atletas. 

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Eleições Autárquicas 2017 em Mondim de Basto.



Seniores e Juniores do Mondinense – Balanço depois de 5 jornadas


As equipas de seniores e de juniores do Mondinense disputaram, no passado sábado, a 5º jornada. A formação orientada por Rui Luís que compete na série A perdeu por 5-1 no terreno da Oliveirense enquanto os mais jovens foram golear o Macedo de Cavaleiros fora de portas. Porém, contas feitas após a 5ª jornada ambas as equipas têm 7 pontos resultantes de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Os seniores perderam na 1ª jornada frente ao Câmara de Lobos pela diferença mínima e na 5º jornada, empataram com o Atlético de Arcos fora de portas e venceram o Minas de Argozelo e o Bragança nos jogos disputados em casa. Já os juniores venceram o Varzim em casa e o Macedo fora, também fora arrancaram um ponto em Famalicão mas foram derrotados em Fafe e em casa pelo Freamunde.

A equipa de seniores do Mondinense está, neste momento, em décimo em dezasseis equipas enquanto os juniores estão em sexto lugar num campeonato com menos equipas.
Em breve arrancam também os campeonatos dos outros escalões de formação. 

quarta-feira, 26 de julho de 2017

A Noite dos Romeiros a noite mais longa de Mondim de Basto

Qualquer Mondinense, e quem já tenha vivido esta noite de Romeiros, sabe que a noite de 24 para 25 de julho é, sempre, a mais longa do ano. Muito convívio e dança que marcam este “regresso ao passado” dos habitantes de Mondim de Basto.
Os romeiros de São Tiago movidos pela fé, partiam de várias zonas para uma caminhada/jornada de louvor e agradecimento subindo a Senhora da Graça. Geralmente, iam organizados em grupos e animados pelas tocatas e pelo canto das mulheres de Basto. Descansavam e matavam a sede em Mondim e de madrugada, então, subiam ao alto.
Ainda há quem o faça. Mas com subida ou sem subida ao imponente Monte Farinha, uma coisa é certa: nessa noite poucos são os que dormem.


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Torneio de Futebol de 5 Armando Oliveira...

Começa, amanhã, o Torneio de Futebol de 5 Armando Oliveira. Serão nove equipas a tentar arrecadar o troféu sendo que a fase de grupos prolonga-se até ao dia 04 de agosto.

Início dos trabalhos no Mondinense

O Mondinense começou os trabalhos no passado dia 17 de julho (no escalão de seniores e juniores) preparando a presença no Nacional. Raúl, César, Saroto, Vila Chã, Padi, Bruno, Beijinhos e João Miguel, ao que tudo indica vão continuar a vestir as cores da equipa de Basto. Esperam-se mais novidades nos próximos dias. 

O pequeno herói..

Esta semana partiu Bradley Lowery, o pequeno adepto fervoroso do Sunderland que tinha tido o apoio do jogador Jermain Defoe nos últimos dias. Muitas vezes ignoramos o poder que este desporto tem em conseguir fazer uma criança feliz. Bradley partiu como um herói para os clubes que, por um momento, esqueceram rivalidades e juntaram-se em homenagens.

Não faltam as camisolas de futebol, não faltaram os super-heróis. Bradley partiu mas não foi a única criança que nos deixou devido ao cancro. Surgem mais de 300 casos de cancro, só em Portugal, em crianças todos os anos. Por esse mundo fora existe “um pequeno herói” em muitas casas.


Que não sejam esquecidos.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Portugal está na final!

A selecção de futebol Sub-19 vai marcar presença, pela terceira vez, numa final de um Europeu da categoria. Depois da vitória por um golo sem resposta apontado por Gedson Fernandes diante da Holanda, os nossos atletas vão defrontar a Inglaterra!

O jogo é já no próximo sábado, 15 de julho, pelas 17 horas! 

terça-feira, 11 de julho de 2017

9º TORNEIO DE FUTEBOL 5


Mondinense no Cabeceiras Cup 2017




A formação do Mondinense, nos escalões de benjamins e infantis, esteve presente no Cabeceiras Cup 2017 nos passados dias 8 e 9 de julho onde conviveram e mediram forças com várias equipas. No torneio estiveram presentes, além da equipa de Mondim de Basto, o Boavista, o Paços de Ferreira, o Celoricense, várias Casas do Benfica, o Vilanovense, entre outros.
O Boavista venceu no escalão dos benjamins enquanto a Casa do Benfica de Famalicão levou o troféu de primeiro lugar nos infantis.

Será que vamos ter festa?

Enquanto os campeonatos nacionais não arrancam, as seleções de Portugal têm preenchido a agenda dos amantes de futebol mas os resultados não têm sido os melhores. Em Sub17, depois de se terem sagrado campeões, desta vez Portugal não passou à fase final onde foi vencedora a Espanha. Os Sub18 venceram o Torneio Internacional do Porto com três golos sem resposta perante a França. Depois, entraram em campo os Sub20 que foram eliminados pelo Uruguai no desempate de grandes penalidades nos quartos de final do Mundial Sub20 (2-2 no tempo regulamentar). Muitas esperanças foram depositadas depois nos Sub21 onde estariam, entre outros, Renato Sanches, Cancelo e Gonçalo
Guedes porém não conseguiram passar o grupo devido, principalmente, à derrota por 3-1 com a Espanha na segunda jornada. Chegou a Taça das Confederações com Portugal como candidato a vencer porém ficou-se pelo bronze.
E agora, em julho, assistimos à caminhada dos Sub19 que com duas vitórias (Geórgia e República Checa) já garantiram a passagem às meias finais da competição. Na equipa evoluem grandes promessas como Dalot, Gedson Fernandes, Florentino Luís, Rui Pedro, entre outros que terão o último jogo dos grupos, frente à Suécia no dia 8 de julho. Depois, no dia 12 de julho (amanha) chegam as meias finais com o rival a ser o segundo classificado do Grupo B a Holanda.


Será que vamos ter festa? 

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Caras de Mondim de Basto na CNN

https://www.youtube.com/watch?v=dYtQBjdTess&t=1673s
O programa de Anthony Bourdain "Parts Unknown" veio até Portugal, mais concretamente ao Porto, mas também fez uma visita até esta zona onde ficou a conhecer a animação musical do nosso Zé "Bigodes" acompanhado na concertina pelo Sr. Silva.
O programa completo está em:
https://www.youtube.com/watch?v=dYtQBjdTess&t=1673s

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Volta a Portugal em bicicleta - 2017 Mondim de Basto

4ª Etapa: 152,7 km entre Macedo de Cavaleiros e Mondim de Basto

Prestes a concluir 40 anos sobre a estreia de 1978 na Volta, o Monte Farinha, popularmente conhecido por Senhora da Graça, proporcionará o primeiro grande confronto entre candidatos nesta prova.
Com apenas 152, 7 km, a mais pequena etapa está repleta de dificuldades, não fosse o terreno transmontano recheado de obstáculos montanhosos. Será, no entanto, após a passagem em Vila Real, na travessia da Campeã, que entre a Serra do Marão e do Alvão, se revelará o mítico palco do Monte Farinha.
A História revela-nos diferentes desfechos mas nunca um vencedor da “Volta”, se afirmou como tal, sem uma boa prestação na Sr.ª da Graça. Este ano não fugirá à regra.

Amanhã podemos ser nós...


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Mondinense trabalha para a próxima época


O Mondinense, que continuará com o presidente Fernando Anjos no leme, vai trabalhando para a próxima época desportiva onde a exigência será máxima visto as equipas de seniores e juniores terem subido de divisão. Carlos Salgado, o treinador vencedor pelos seniores, continuará nos comandos e juntamente com a direção trabalha para reforçar e equipa.

Nos juniores, equipa que também venceu o título, tudo leva a crer na continuidade de Nuno Lage sendo que ambas as equipas devem começar a treinar muito em breve. 

quinta-feira, 29 de junho de 2017

4ª Maratona de Futsal Mondim de Basto

Nos dias 30 de Junho e 1 de Junho decorre a 4ª Maratona de Futsal de Mondim de Basto no Pavilhão Gimnodesportivo de Mondim. Estão inscritas 13 equipas que vão lutar pelo troféu. Antes de dia 30 publicaremos o calendário previsto para o evento!

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Livro de autoria de uma Mondinense.





Decorre, no próximo dia 30 de junho, pelas 21:30h, no auditório da Biblioteca Municipal a apresentação do livro "Contos Entrelaçados" da autoria de Gabriela Mesquita Borges.

terça-feira, 20 de junho de 2017

"ESCAPE", filmado em Mondim de Basto

O filme “Escape”, realizado por Fábio Barros, foi filmado em Mondim de Basto. A película retrata uma experiência viva sobre motas customizadas em Portugal. O filme foi apresentado no dia 3 de junho no “Lisbon Motorcycle Film Fest” e as belas paisagens do concelho de Mondim de Basto não passaram despercebidas.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Simulacro nas Fisgas de Ermelo testou operacionalidade de meios

Os Bombeiros de Mondim de Basto, em colaboração com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, realizaram um exercício de âmbito distrital denominado “Resgate em Montanha” nas Fisgas do Ermelo, no concelho de Mondim de Basto.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Empresa americana vai começar em breve a tentar "ressuscitar os mortos"

As primeiras tentativas para "acordar" pessoas em morte cerebral vão começar dentro de meses, na América Latina, depois de a Índia se ter recusado a ser palco da experiência
No final do ano passado, a Bioquark, uma empresa com sede na Filadélfia, EUA, anunciou acreditar que a morte cerebral não é, afinal, "irreversível". Agora, pela voz do CEO, Ira Pastor, revelou que os testes em humanos de um método inédito que envolve o uso de células estaminais vão ter início em breve num país não identificado da América Latina.
Na maioria dos países, a declaração do óbito implica uma perda total e irreversível das funções cerebrais. O que a Bioquark quer testar é uma série de injeções que conseguem, alegamente, "reiniciar" o cérebro.
Inicialmente, o plano de Pastor e de Himanshu Bansal, um cirurgião ortopédico, era levar a cabo os primeiros testes na Índia, mas, poucos dias depois do anúncio, o plano foi travado pelo Conselho de Investigação Médica do país.
A manter-se o plano que estava previsto para a Índia, o processo deverá começar com uma observação de indivíduos em morte cerebral, na sequência de uma lesão traumática, entre os 15 e os 65 anos, com recurso a imagens de ressonância magnética, em busca de sinais da possibilidade de reverter o quadro de morte cerebral.
A partir daí, o plano apresentado no ano passado dividia-se em três estágios: primeiro, a colheita de células estaminais a partir do sangue do próprio indivíduo, que seriam depois reinjetadas de volta no corpo; em seguid
a, receberia uma dose de péptidos injetada diretamente na espinal medula, e, por fim, o "paciente" seria submetido a uma estimulação nervosa, que incluiu o uso de lasers, ao longo de 15 dias.
Estes ensaios da Bioquark fazem parte de um projeto intitulado ReAnima, que, segundo o site oficial, "explora o potencional da tecnologia biomédica de ponta para a neuro-regeneração e neuro-reanimação humana".

Em declarações ao Daily Mail online, no ano passado, Pastor explicava que o foco do projeto ReAnima são os casos de morte cerebral ou coma irreversível, a receber ainda suporte cardio-pulmonar, num estado que em muitos países se designa como "cadáver vivo".

sábado, 3 de junho de 2017

Agora é a vez de Buffon?

Hoje é dia de “Champions”! Logo, pelas 19:45h, em Cardiff (no país de Bale), defrontam-se duas equipas totalmente opostas, uma “máquina” de ataque comandada por Zidane enfrenta uma formação fria, calculista mas, que mesmo assim, tem excelentes executantes técnicos orientados por Allegri.


Existem os adeptos do Real e da Juventus, existem ainda os “anti-Reais” (Barcelona à cabeça) e, provavelmente, os “anti-Juventus” e depois existem os outros, os adeptos de futebol. Um adepto de futebol português hoje pode estar dividido. Por um lado, temos Ronaldo, Pepe e Coentrão na formação “merengue”. Mas, por outro, temos Buffon, uma grande referência do futebol mundial. Com 39 anos, e provavelmente no último ano de carreira, falta este grande título a um dos melhores guarda-redes de sempre. Uma vitória na Champions poderá dar a Buffon também a oportunidade de se despedir com o título de Bola de Ouro, um prémio que não é comum ser atribuído aos guarda-redes e é preciso recuar a 1963 quando Lev Yashin venceu tal galardão ao serviço do Dínamo Moscovo. Dino Zoff, Ivo Viktor, Oliver Kahn e Casillas estiveram perto mas foi mesmo apenas Lev Yashin a levar o prémio.
Agora é a vez de Buffon?

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dinossauros da Musica em Portugal

Portugal está, cada vez mais, transformado em um “paraíso musical” tantos são os bons concertos e os excelentes festivais que cá se desenrolam.
Porém, o que temos de destacar em 2017 é a presença de três bandas que são, praticamente, “dinossauros” da música quer se goste ou não.
Os “Guns N’Roses” atuaram pela primeira vez em Portugal no dia 2 de julho de 1992 no Estádio José de Alvalade na última digressão que juntou no mesmo palco Axl Rose, Slash e Duff McKagan, três dos fundadores da banda. Em abril de 2016, os três voltaram a reunir-se para uma digressão dos “Guns”…depois de mais de 20 anos. É hoje! 2 de junho que eles atuam no Passeio Marítimo de Algés.
Ainda em junho, regressam, os “Aerosmith”, a última vez que estiveram cá foi em 1999, no Estádio Nacional no âmbito do festival T99. A 26 de junho, estão de volta, desta vez, no Meo Arena em Lisboa.
Os últimos “dinossauros” que destacamos são os “Scorpions” que regressam ao Festival Marés Vivas (estiveram lá em 2009) para apresentar o disco editado em 2015 (“Return to Forever”) e claro, revisitar os velhos clássicos numa verdadeira celebração de 50 anos de carreira…acontece a 15 de julho.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Da Ficção á Realidade

Foi um dos momentos mais curiosos da final de Taça de Portugal, no domingo, entre o Benfica e o Vitória. A bola utilizada no jogo chegou ao estádio através de um drone. Nas redes sociais, são várias as publicações do momento.
A cerimônia que decorre antes do início da final da Taça de Portugal é organizada com meses de antecedência e envolve o trabalho de muitas pessoas. Músicos, coreógrafos e dançarinos entram em campo antes dos jogadores.
Mas na edição deste ano, foi uma plataforma de drones que brilhou na cerimónia. A bola de jogo chegou ao árbitro entregue por um militar que voou em cima deste aparelho voador, surpreendendo quem esperava pelo início da partida.

A Bola Ainda Rola...


Nos próximos dias 2,3 e 4 de junho a bola ainda vai rolar no Estádio Municipal de Mondim de Basto. Na sexta e no sábado, será promovido o VII Convívio Internacional de Veteranos com jogos a serem realizados em Mondim e em Atei com a participação dos Veteranos do Mondinense, Oliveira do Castelo, G.D. Lama, Vitória S.C., Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, Sport Clube Nelas e Veteranos, União Torcatense, Escola Naval de Lisboa, Pirescôxe e Geneve.




Já no domingo, dia 4, será promovido em Mondim de Basto o 40º Encontro de Futebol para crianças - Traquinas e Petizes.
De referir, também que os iniciados, ainda em competição, disputam, no sábado, o seu último jogo em casa contra o Régua, acabando o campeonato na jornada seguinte com a deslocação a Ribeira de Pena.

Torneio Futebol


terça-feira, 23 de maio de 2017

Mondinense consegue a “dobradinha”!

A equipa de seniores do Mondinense juntou a Taça Transmontana ao Campeonato da Divisão de Honra de AFVR conseguindo deste modo uma “dobradinha” falhando só a conquista da Taça da AFVR mas, de qualquer forma, foi uma verdadeira época de sonho.

Com um plantel que misturava a experiência (com elementos como Zé Henrique, Saroto, João Miguel, César, etc…) e juventude (Ricardo, Nuno, Padi, etc…) e ainda utilizando juniores, a equipa de Carlos Salgado ficou na história conquistando a primeira Taça Transmontana, uma organização da Associação de Futebol de Vila Real e Associação de Futebol de Bragança em jogo disputado em Mirandela.


Saroto, Jonas (de penalty) e Bruno garantiram que a taça viesse para Mondim de Basto. Para a história fica o onze do Mondinense: César, Beijinhos, Saroto, Raúl, Ricardo, Zé Henrique, Pedrinho, Dany, Jonas, Bruno e Padi. Foram ainda utilizados João Miguel, Nuno e Vila Chã. O resto da convocatória foi constituída por Samú, Marco, Tino, André e Giga. 

quinta-feira, 18 de maio de 2017

PR3 – Fisgas de Ermelo

Continuando a falar dos percursos sinalizados chegamos a um dos mais famosos de momento: o PR3 – Fisgas de Ermelo. Esta caminhada circular de mais de 12 km’s não é aconselhada em dias muito quentes mas é “obrigatória” por todas as paisagens que apresenta. A duração média é de quatro horas e meia onde passaremos pela aldeia de Ermelo, pelas Catrinas, e o cansaço será esquecido perante o fantástico quadro das Quedas de Água das Fisgas de Ermelo. É um percurso desafiante mas cheio de beleza.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Vodafone Rally de Portugal 2017 em Mondim de Basto

O Rally de Portugal está de volta para a sua edição de 2017 e no próximo dia 20 de maio, a prova passa por Mondim de Basto. Com passagens de manhã e de tarde prevê-se mais uma verdadeira romaria de apaixonados por este deporto de quatro rodas.
Horário:
SS 12 Amarante 1 (11h04)
SS 15 Amarante 2 (17h04)
A ligação ao início da partida (Paradança) far-se-á pelo centro da Vila de Mondim de Basto.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Parabéns SALVADOR

No passado sábado, 13 de maio, Salvador Sobral venceu o Festival da Eurovisão. Com o tema “Amar por dois” escrito pela irmã, Luísa Sobra, o cantor português trouxe a primeira vitória de sempre para Portugal batendo o recorde de pontos com 758 pontos. A canção foi elogiada pela imprensa internacional e no próximo ano o Festival decorre em Portugal.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Campeão Venceu na Última Jornada

Na última jornada do campeonato, o Mondinense voltou às vitórias e logo numa complicadíssima deslocação ao território do Santa Marta que ainda disputava o terceiro lugar porém um golão de Dany resolveu a partida.
Nas camadas jovens, os juniores perderam a oportunidade da “dobradinha” sendo derrotados por 1-0 na final da taça com o Abambres. Os juvenis foram goleados em Vila Real (8-0) enquanto os iniciados voltaram às vitórias (em Sabrosa vencendo por 3-2). Os mais novos (Sub12 e Sub13) também venceram (2-1 ao Vila Real e 3-2 ao Murça respectivamente).

A época desportiva está perto do fim mas os seniores do Mondinense ainda têm a Taça Transmontana por disputar (contra o Minas de Argozelo) no próximo dia 21 de maio.

domingo, 7 de maio de 2017

Seleção Sub-16 Feminina de Futebol de 11 convoca Atleta do Mondinense

Gabriela Mourão, do Mondinense Futebol Clube, faz parte da convocatória do Selecionador Nacional Prof. José Paisana para o Torneio de Desenvolvimento da Uefa (Seleção Sub-16 Feminina de Futebol de 11).
Portugal defrontará a Suécia, Turquia e Rússia no torneio que decorre entre 12 e 16 de maio no distrito da Guarda

Taça Transmontana

O Mondinense já conhece o adversário da Taça que coloca frente a frente o vencedor da A.F. Vila Real com o vencedor da A.F. Bragança. Trata-se da equipa do Minas de Argozelo que venceu o campeonato sem derrotas (13 vitórias e 3 empates) marcando 45 golos e sofrendo 16. A formação de Bragança também está na final da Taça do distrito onde no próximo domingo, dia 7 de maio, defronta o Sendim (5º classificado no campeonato).

A final da Taça Inter-Associações (ou Taça Transmontana) está marcada para o próximo dia 21 de maio.