segunda-feira, 27 de março de 2017

Mondinense escorrega mas continua a depender dele

O Mondinense empatou na receção ao Vidago e agora só tem 3 pontos de vantagem sobre o Vila Real. É o segundo escorregão desde que Carlos Salgado orienta a equipa (o primeiro foi no empate a 3 bolas em Vilar de Perdizes). Bruno Pereira bisou no encontro mas algum desacerto na finalização e uma exibição monstruosa do guardião adversário impediu a soma dos três pontos. Na próxima jornada, a equipa de Basto vai até ao terreno do último classificado para tentar regressar às vitórias. Faltam cinco “finais”: Fontelas fora, Atei em casa, Ribeira de Pena fora, Vilar de Perdizes em casa e Santa Marta fora.


Nas camadas jovens, os juniores golearam o RC Penaguião por dez golos sem resposta, os juvenis empataram em casa com o Vila Pouca a três bolas, os iniciados venceram o Sabrosa por dois a zero e os infantis (futebol de 7) perderam, em casa, com o Vila Real por 3-4.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Mondinense passa em Murça

Com um “bis” de Bruno e golos de Padi e Jonas, o Mondinense goleou o Murça, na condição de visitante, com quatro golos sem resposta. A formação adversária tinha sido um “osso de roer” na primeira volta com os homens de Basto a vencerem pela margem mínima perto do fim porém agora a história foi diferença e os pupilos de Carlos Salgados estão numa incrível sequência de vitórias que permite sonhar. E faltam agora seis finais. No próximo domingo, mais um grande desafio com a receção ao Vidago.


Nas camadas jovens, os juniores passaram em Sabroso nas meias finais da taça AFVR, com vitória por 0-1, e disputarão a final da Taça no primeiro fim de semana de Maio frente ao Abambres. Os juvenis golearam (0-4) na deslocação a Constantim e os iniciados perderam em casa do Chaves, primeira derrota da época. Por último, os infantis (futebol de 9) perderam com o Murça em casa (0-1) enquanto os infantis (futebol de 7) não tiveram competição. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Mais uma batalha ultrapassada.

O Mondinense recebeu e bateu o Abambres, no passado domingo, por três golos sem resposta e sobram sete “finais” para o sonho se concretizar. A equipa de Carlos Salgado esteve sempre melhor que o adversário (o Abambres teve uma oportunidade de golo durante todo o jogo) e chegou ao intervalo a vencer por 1-0 com um golo de Padi. Na segunda parte, Bruno e o capitão Zé Henrique completaram o marcador final.
Foto de José Machado

Na próxima semana, os seniores têm mais uma deslocação complicada, desta feita ao terreno do Murça, que criou muitas dificuldades aos homens de Basto na primeira volta e que, foi vencer a casa do Vila Real.


Na formação destaque para as vitórias dos juniores, 0-3 em casa do Sabroso, e dos iniciados, 4-0 na receção ao Pedras Salgadas para a primeira jornada do apuramento de campeão.
No próximo sábado, os juniores voltam a Sabroso para disputar a meia final da taça enquanto os iniciados viajam até ao terreno do Chaves, um dos favoritos na categoria. Ainda no futebol de onze, os juvenis perderam em casa com o Diogo Cão por 0-5 e na próxima jornada vão até Constantim.

sábado, 11 de março de 2017

INTERNET, PROTEJA O SEU FILHO.

Durante os últimos dias os jornais destacaram o desaparecimento e, felizmente, o regresso de Mariana, menina de 13 anos aliciada, no Facebook, por um suposto amigo que era, na verdade, um homem de 24 anos com diversos perfis falsos criados na rede: um “predador sexual”.
A menina foi resgatada pela Polícia Judiciária de Braga após ter desaparecido de Ponte de Lima. Mariana foi ao encontro da pessoa com quem falava na internet e só nessa altura descobriu que não era o mesmo indivíduo. Após as denúncias, existem mais meia dúzia de situações que estão a ser investigadas, o homem, com grande capacidade de persuasão, escolhia fotos de vários rapazes, usando, também a dele.

Esta não é a primeira, nem será a última situação que ocorre no mundo atual em que vivemos, onde o “virtual” se confunde, em demasia, com o real. Existem inúmeros programas e aplicações de controlo parental e monitorização da utilização que permitem o acompanhamento em diversos dispositivos, quer em computadores, quer em smartphones ou tablets.

quarta-feira, 8 de março de 2017

DIA DA MULHER: "Como começou?"

A líder socialista alemã Clara Zetkin propôs, no dia 26 de agosto de 1910 durante a Segunda Conferência Internacional da Mulheres Socialistas em Copenhaga, a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras. A primeira vez que o dia foi celebrado foi a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos. Porém, no início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, esses protestos foram reprimidos com violência e precipitou a Revolução de 1917. A data principal da manifestação, 8 de março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher.
Estas são algumas das mulheres que fizeram história:
Marie Curie (1867 – 1934) – Foi impedida de entrar no ensino superior regular que só aceitava homens, lutou contra o preconceito e tornou-se uma cientista genial, a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois Prémios Nobel em duas áreas diferentes
Carolina Beatriz Ângelo (1877 – 1911) - Pioneira do feminismo sufragista, foi a primeira mulher a praticar cirurgia e a exercer o direito de voto em Portugal.
Leola N. King, a primeira guarda de trânsito dos EUA – 1918
Amelia Earhart, a primeira mulher a voar o Oceano Atlântico – 1928
Sarla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar – 1936
Sabiha Gökçen, turca que se tornou a primeira pilota de caça – 1937
Annie Lumpkins, ativista pelo voto feminino nos EUA – 1961
Valentina Tereshkova – Primeira mulher a viajar para o espaço - 1963
Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston (mesmo após tentar ser impedida pelos organizadores) – 1967
Elspeth Beard, mulher que tentou ser a primeira inglesa a fazer a volta ao mundo de moto – 1980

Malala Yousafzai – Pessoa mais nova a ser laureada com um Prémio Nobel. Defendeu os direitos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, no nordeste do Paquistão. - 2014

segunda-feira, 6 de março de 2017

PILOTO DE MONDIM EM GRANDE

José Machado, piloto mondinense, brilhou na disputa do Campeonato Regional de Ralis Norte Troféu Inter Municípios – CIN, no passado dia 5 de março alcançando um magnífico terceiro lugar. A “jogar em casa”, o piloto fez uma excelente prova que decorreu nas zonas de Ermelo e Covelo.

MONDINENSE MAIS UMA FINAL SUPERADA

Tudo menos fácil, mas o Mondinense somou os três pontos em Vila Pouca e continua na liderança. Os golos de Jonas, de grande penalidade, e Zé Henrique garantiram uma preciosa conquista em uma deslocação que já se previa muito complicada. O Vila Real também passou no complicadíssimo terreno do Vidago e, assim, as diferenças mantêm-se. Na formação, os juniores “arrasaram” o Sabrosa por 15-1, os juvenis perderam em Abambres por 3-1, os infantis fut7 venceram em casa, o Sabrosa, por 3-1 e, por fim, os infantis fut9 empataram a duas bolas com o Mesão Frio. *Foto de José Machado

sábado, 4 de março de 2017

Atleta mondinense brilha Seleção Nacional Sub-19



Ana Paula Anjos Silva, com ligações a Mondim de Basto, tem feito uma carreira notável no futebol feminino.
Em 2013, representou Portugal Sub-17 e, nesse mesmo ano, assinou pelo Boavista, clube que representa atualmente. A atleta passou, também, uma fase complicada devido a uma lesão passando muito tempo em fisioterapia mas, este ano mais uma vitória para a jovem com a sua presença na Seleção Nacional Sub-19 e a estreia não podia ter sido melhor, frente à Finlândia saltou do banco e garantiu o golo da vitória (2-1).

quinta-feira, 2 de março de 2017

TEATRO EM MONDIM DE BASTO

Começa, no próximo dia 04 de março, a 8ª edição do Festival Internacional de Teatro Amador Miguel Torga organizado pelo Teatro Amador Mondinense.

A abertura, pelas 22 horas do próximo sábado, contará com a peça “Os Lusíadas – de Lisboa à Índia” protagonizada por António Fonseca, conhecido ator português que promete uma viagem com muitos sorrisos e magia.
Dia 10, o grupo Tâmegar Teatro, formado em 2009, apresenta “Mariana e a história da Cinderela”, peça cómica protagonizada pelos elementos mais novos do grupo, uma versão bastante divertida da história da Disney.

No dia seguinte, pelas 22 horas, o Procênio Teatro, vindo do Brasil, sobe ao palco com “Utopia Sonho/Realidade” que fala de um homem que, apesar de viver na miséria, recusa-se a perder os seus sonhos.


Dia 12, domingo, pelas 16 horas, o mesmo grupo volta ao palco, desta feita com o teatro infantil “Libel e o Palhacinho”.

No fim de semana seguinte, dia 17, o coletivo “Olo Alado” do Porto traz “O Espantafabulástico Circo do Sol e da Lua e, no dia 18, é a vez de Espanha estar representada em Mondim de Basto com a peça “L” (2º Prémio Xuventude Crea 2016) do grupo Pinchacarneiro.

No último fim de semana de março é o Teatro Amador Mondinense, organizador do certame, a apresentar “O servidor de dois amos” com sessões nos dias 24 e 25 à noite e ainda dia 26 à tarde.

Um mês de março que promete muitas casas cheias na Casa da Cultura de Mondim de Basto.

MONDINENSE CADA VEZ MAIS PERTO DE VOLTAR A FESTEJAR

Depois de vencer o campeonato na época de 2014/2015, os seniores do Mondinense Futebol Clube, agora orientados por Carlos Salgado, deram um grande passo para repetir o sucesso no passado domingo vencendo o Salto e aproveitando o deslize do Vila Real em casa contra o Murça para adquirir uma vantagem de cinco pontos.

Porém, ainda restam 9 “finais” sendo a próxima já a deslocação a Vila Pouca, 12º classificado, mas que, por exemplo, foi derrotado pela margem mínima contra o segundo classificado, o Vila Real, no inicio da época quando a formação de Vila Pouca de Aguiar estava muito mal, sendo que nos últimos tempos foi subindo de produção.

Os juniores e os iniciados do Mondinense também estão “em alta”, os primeiros com tantas vitórias como jogos até ao momento mas com uma perseguição implacável do Abambres que só perdeu pontos em Mondim de Basto e os segundos que terminaram a fase regular do campeonato de iniciados sem derrotas, apenas com dois empates, prometendo dar luta no apuramento de campeão.


De salientar ainda, que os juniores estão na meia final da taça, deslocando-se ao terreno do Sabroso no próximo dia 18 de março para discutir a presença na final. A outra meia final trata-se do Sabrosa vs Abambres.