domingo, 29 de dezembro de 2013

Falso padre continua a burlar em Mondim de Basto

Nem as condenações a prisão efetiva por burla fazem parar Manuel Leite Martins, de 55 anos, que há mais de 15 anos se intitula padre, e que, pelo menos desde 1998, engana as populações por onde passa. Os últimos embustes decorreram há cerca de três semanas em Mondim de Basto, onde se apresentou como presidente de uma alegada associação de solidariedade, burla igual à que utilizou no mês de Maio em Trofa. Não foram apresentadas queixas.

Um homem continua a fazer-se passar por padre como disfarce para as suas burlas, apesar de já ter sido várias vezes condenado. Há menos de um mês, em Ermelo, Mondim de Basto, apresentou-se também como presidente da Fundação Mão Unida, de apoio a pessoas carenciadas. Combinou a compra de uma moradia, instalou-se, mas nunca pagou. Posteriormente, encomendou um camião de lenha a um empreiteiro, que também nunca viu dinheiro algum, e pagou 450 euros em refeições com um cheque-careca.
Já em Trofa, no passado mês de Maio, registou uma associação de caridade com o mesmo nome, na mesma morada onde, dois meses antes, tentou abrir uma outra suposta instituição do mesmo cariz. Só não foi avante porque o autarca local e o vigário desconfiaram e acabaram por descobrir que se tratava de um burlão.




quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Jovem Mondinense é Campeão Nacional Júnior de Ralis 2013


 José Machado é campeão Nacional Júnior de Ralis de 2013. O mondinense foi homenageado por Humberto Cerqueira, presidente da autarquia de Mondim, num jantar com familiares, amigos e patrocinadores do jovem. José Machado conseguiu em terra e asfalto, e ao volante do seu Citroen Saxo, alcançar a melhor pontuação nas diferentes competições do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis 2013, que se realizou entre Fevereiro e Novembro deste ano. O Município de Mondim de Basto foi um dos patrocinadores do piloto que competiu no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Feira de Ocasião - Artigos novos ou usados a preço de ocasião!



Dia 15 de Dezembro de 2013, o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, vai realizar a feira de ocasião aberto aos comerciantes e público em geral, na praceta da Via Cova ( junto à sede da junta de freguesia de Mondim de Basto) dedicada à venda de velharias, produtos e alimentos biológicos, livros, roupa, comida, peças de automóveis, ferramentas, eletrodomésticos, mobiliário, louças, plásticos, artesanato, selos, moedas, postais, brinquedos, bugigangas ou bijutarias e outros.

Se quiser vender, a participação está sujeita a inscrição no NEMB pelo telefone: 255 386 579 ou pelo email : nemb@nemb.org

Preço: 10 ocasiões



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Feira de Ocasião - 2013

Dia 17 de Novembro de 2013, o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, vai realizar a feira de ocasião aberto aos comerciantes e público em geral, na praceta da Via Cova ( junto à sede da junta de freguesia de Mondim de Basto) dedicada à venda de velharias, produtos e alimentos biológicos, livros, roupa, comida, peças de automóveis, ferramentas, eletrodomésticos, mobiliário, louças, plásticos, artesanato, selos, moedas, postais, brinquedos, bugigangas ou bijutarias e outros.


Se quiser vender, a participação está sujeita a inscrição no NEMB pelo telefone: 255 386 579 ou pelo email : nemb@nemb.org



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fere GNR a tiro para se vingar

José Júlio Pereira tinha vários processos na Justiça, entre os quais um caso por injúrias à GNR. Inventou um assalto na sua empresa para balear militares
Ligou para o posto da GNR a dizer que a empresa de madeiras de que é dono, em Mondim de Basto, estava a ser assaltada. Ao aperceber-se da chegada dos militares, José Júlio Pereira, de 50 anos, que estava de caçadeira em punho, disparou três tiros. Dois guardas ficaram feridos. Para o Ministério Público não restam dúvidas: o arguido, que começa a ser julgado no dia 15, premeditou o crime e agiu para se vingar.
O caso remonta à noite de 27 de dezembro do ano passado. Refere a acusação que José Júlio tinha vários problemas com a Justiça, estando a decorrer em tribunal, na altura dos factos, um processo por injúrias à GNR. Por isso, engendrou um plano de vingança. Foi para as instalações da empresa, no lugar da Serra, e pediu reforço aos militares para um alegado assalto. Ao local acorreram quatro guardas: dois fardados e dois à civil – todos a usar coletes refletores identificativos da GNR.
Como o portão da fábrica estava fechado, os militares tiveram de saltar o gradeamento e dividiram-se dois para cada um dos lados da empresa. Ao avistar um homem armado, os guardas Gil Pereira e Pedro Ceriz, ordenaram que aquele largasse a arma, e identificaram-se. Foi então que José Júlio elevou a caçadeira, e quando os dois elementos viraram costas para fugir, disparou, atingindo-os na cabeça, costas, pernas e braços. Foram hospitalizados. O arguido está em domiciliária há dez meses. "Está um pedido pendente de flexibilização com vista a que ele possa trabalhar na empresa", disse o advogado, Gil Balsemão.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mondim de Basto - Autárquicas - Resultados

Câmara Municipal Mondim de Basto


Juntas de Freguesia:
Mondim de basto


Atei


Bilhó


Vilar


Ermelo e Pardelhas


Campanhó e Paradança



Mais Resultados

terça-feira, 16 de julho de 2013

Fundação Benfica - Entrega de prémios - Escola Secundária Mondim de Basto

Jorge Miranda congratula evolução dos alunos de Mondim de Basto

Depois de Marvila e de Setúbal, foi a vez de Mondim de Basto e Paranhos receberam os prémios do projecto "Para ti Se não faltares!" da Fundação Benfica. A Escola Secundária de Mondim de Basto conquistou o prémio de assiduidade, algo que foi congratulado, à Benfica TV, pelo director da Fundação do Clube, Jorge Miranda.

“O balanço da escola é ter resultados nos alunos mais críticos e que têm mais dificuldade em aderir, embora haja alunos de excelência envolvidos no projecto”, analisou.

Jorge Miranda revelou, ainda, as metas dos alunos desta região que integram o projecto. “Para as famílias, o objectivo é ver os seus filhos a progredirem na escola. Os jovens do interior o que pretendem é conhecer o País”, apontou.

Video BenficaTV

domingo, 14 de julho de 2013

Filhos de autarca presos em casa

Tribunal não libertou agressores devido ao alarme social que iria causar na aldeia.


Os dois filhos de Glória Nunes, presidente da junta de freguesia de Ermelo, em Mondim de Basto, vão ficar a aguardar julgamento em prisão domiciliária, depois de terem invadido a casa de um vizinho e espancado a vítima.
O caso deixou a aldeia em alvoroço, uma vez que há quase quatro anos o marido de Glória, Maximino Clemente, foi assassinado a tiro na mesa de voto das eleições autárquicas. Na origem do homicídio estiveram conflitos de vários anos entre a família da autarca e António Cunha, candidato à junta.
O medo de que novas agressões semelhantes à da madrugada de anteontem ocorressem novamente foi, aliás, um dos motivos que levou a que o juiz de instrução tenha decretado a domiciliária. A libertação dos irmãos, que têm entre os 30 e os 35 anos, poderia causar alarme social na pequena aldeia de Ermelo.
Os moradores, a maioria idosos, confessavam já que temiam que sangue voltasse a ser derramado na aldeia.
Recorde-se que para além de espancar o vizinho - por razões não apuradas -, um dos filhos de Glória Nunes, que deverá voltar a ser candidata à junta, agrediu ainda dois militares da GNR e destruiu parte do posto.

Filhos de autarca espancam vizinho

Filhos de Glória Nunes, que viu o marido assassinado na mesa de voto, invadiram casa e atacaram rival. Um deles agrediu militares e destruiu posto.


A aldeia de Ermelo, em Mondim de Basto, volta a estar a ferro e fogo. Dois dos filhos de Glória Nunes – a autarca que em outubro de 2009 viu o marido ser assassinado na mesa de voto das eleições para a junta – invadiram ontem de madrugada a casa de um vizinho e espancaram-no. Já no posto da GNR de Mondim de Basto, um dos agressores atacou os militares e destruiu as instalações.
Os dois filhos de Glória, que têm entre os 30 e os 35 anos, foram ontem a tribunal. Desconhece-se as medidas de coação.
As disputas são já antigas. Na aldeia de Ermelo já ninguém se lembra da razão pela qual a família de Glória se zangou com o vizinho, de 50 anos. Lembram-se apenas que ainda há dois anos foram todos a tribunal, trocando acusações mútuas. Ambas as partes foram condenadas a multas.
A alguns meses das eleições autárquicas – Glória deverá ser novamente candidata – os moradores temem uma nova tragédia. Recorde-se que o marido da autarca, Maximino, foi assassinado pelo opositor deste.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Volta a Portugal em bicicleta - bodas de diamante

A edição 75 da principal prova velocipédica nacional vai para a estrada entre 7 e 18 de Agosto. Volta a Portugal em bicicleta foi apresentada esta sexta-feira, em Lisboa.

A 75ª edição da Volta a Portugal em bicicleta foi apresentada, hoje, em Lisboa.

Na edição das “bodas de diamante”, a corrida vai contar com 160 corredores e dezoito equipas.

A principal prova velocipédica nacional arranca, este ano, em Lisboa, com um Prólogo, a 7 de Agosto, terminando, a 18, na cidade de Viseu, no final da 10ª etapa.

A tirada mais longa da Volta de 2013 surge logo ao segundo dia, com a ligação entre o Bombarral e Aveiro, na distância de 203,3 quilómetros.

A prova vai durar onze dias e totalizar 1607 quilómetros.

Etapas7 de Agosto, Prólogo: Lisboa-Lisboa, 5 km (CRE).
8 de Agosto, 1ª etapa: Bombarral-Aveiro, 203,3 km.
9 de Agosto, 2ª etapa: Oliveira de Azeméis-Viana do Castelo, 187,9 km.
10 de Agosto, 3ª etapa: Trofa-Fafe, 164,4 km.
11 de Agosto, 4ª etapa: Arouca-Mondim Basto (Senhora da Graça), 181,4 km.

12 de Agosto, 5ª etapa: Lousada-Oliveira do Bairro, 177,3 km.
13 de Agosto, Dia de Descanso.
14 de Agosto, 6ª etapa: Sertã-Castelo Branco, 180 km.
15 de Agosto, 7ª etapa: Termas de Monfortinho-Gouveia, 176,3 km.
16 de Agosto, 8ª etapa: Oliveira do Hospital-Seia (Torre), 166,3 km.
17 de Agosto, 9ª etapa: Sabugal-Guarda, 35,3 km (CRI).
18 de Agosto, 10ª etapa: Viseu-Viseu, 130 km.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mondim de Basto: Crastoeiro em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público

Está em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público o Castro do Crastoeiro, um importante povoado fortificado da Idade do Ferro, implantado no sopé do Monte da Senhora da Graça, alvo de investigação arqueológica desde a década de 1980.
O Castro do Crastoeiro é protegido por uma imponente muralha de pedra e conserva algumas construções circulares, quadrangulares e retangulares, que atestam a sua ocupação durante a Idade do Ferro e a romanização, além de mais de 50 rochas com gravuras rupestres, de temática geométrica. As caraterísticas do sítio e o seu estado de conservação revelam um elevado valor histórico e científico, assim como um forte potencial pedagógico e turístico. 























sexta-feira, 24 de maio de 2013

Primitive Reason entre as novas confirmações para o NORFEST 2013


Os Primitive Reason estão entre as novas confirmações no cartaz do NORFEST 2013, cuja primeira edição irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Monte Senhora da Graça, em Mondim de Basto.
A banda, que completa em 2013 20 anos de carreira, passa pelo certame a 30 de julho, dia da Receção ao Campista, com “Power To The People” na bagagem.
Além dos Primitive Reason, também passam pela Receção ao Campista do festival os projetos Banda Red, de Coimbra, e Space Jam, de Cabeceira de Basto.
Entre as mais recentes confirmações no cartaz do NORFEST encontram-se, igualmente, Mister Teaser, DJ Marfox, DJ Vitor Rangel & Merche Romero MC (1 de agosto) e NO DJs (3 de agosto).
Estes nomes juntam-se no cartaz do festival aos anteriormente confirmados Tara Perdida, Orangotang, Mesa, Paralamas do Sucesso, The Last Internationale, Venial Sin, Rock Poets, Timeless, Arya, Serrabulho, Expensive Soul, Blasted Mechanism, Emmy Curl, Miguel Angelo, Fonzie, Voxels, :papercutz, Biquini Cavadão, Hands on Approach, The Gift, Buraka Som Sistema, Fryo, Mão Morta, Masterplan, Moonspell, Bizarra Locomotiva e RAMP.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Camião em despiste esmaga jovem contra parede em Celorico de Basto


Um aluno da Escola Profissional e Agrícola de Fermil de Basto, em Celorico de Basto, morreu esmagado por um camião desgovernado, esta quinta-feira ao final da manhã.

O estudante, de 18 anos e residente em Cabeceiras de Basto, seguia a pé no passeio com um colega, na estrada onde se situa o estabelecimento de ensino e que liga Fermil e Celorico, quando, cerca das 11.10 horas, um camião em despiste, não conseguindo fazer a curva, o colheu, esmagando o jovem contra um muro. A vítima teve morte imediata.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

José Machado estreia-se no Open


Natural de Mondim de Basto e com apenas 18 anos de idade, José Machado vai estrear-se no Open de Ralis em Alfena.
Tendo começado pelo Ralicross, o piloto já marcou presença em diversas super-especiais e Ralis Sprint, tendo ainda participado como carro 0 noutros ralis.
"Este ano é para atacar", diz José Machado que considera que "sendo ainda novo, já tenho alguma experiência devido às provas que realizei".
José Machado irá estar integrado no campeonato Júnior, mais também está inscrito no Troféu Rallycar, competição na qual "pretendo lutar pela vitória, mas também fazer bons resultados no Júnior". Para além de Alfena, o piloto estará presente em Guimarães, Centro de Portugal, Oliveira do Hospital, Gondomar, Baião e Algarve.
Ao lado de José Machado no Citroen Saxo assistido pela Mário Machado Sport, estará o experiente Aníbal Pereira.
"Não queria deixar passar a oportunidade de agradecer aos meus patrocinadores, Lúcio Machado , Mondim Extreme , Restaurante e Esplanada Casa do Lago, Plano B , Auto Alves , New Car Vidro Para Automóveis, Infusa Vinho Verde, Clínica De Medicina Dentária Dr . Rui Monterroso e Ginásio Korpus, mas também aos amigos e familiares que me apoiam", conclui o José Machado.

terça-feira, 9 de abril de 2013

ATLETA DE MONDIM DE BASTO CONVOCADA PARA SELEÇÃO NACIONAL

Ana Paula Silva, que em Março representou a nossa Seleção Distrital de Futebol 7 Feminino no Torneio Interassociações em Castelo Branco, foi chamada por Susana Cova para o estágio das sub-17 lusas que irá decorrer entre os dias 15 e 18 de abril, em Rio Maior.


A treinadora nacional divulgou, esta segunda-feira, a lista de convocadas para o estágio de preparação da Seleção Nacional feminina sub-17 que prevê a realização de cinco treinos e um jogo-treino com os iniciados B do Rio Maior.

Eis a lista de convocadas:
Barbus Futsal: Carolina Liliu;
Boavista FC: Francisca Cardoso;
CAC Pontinha: Inês Galvão e Lara Martins;
Casa de Benfica de Castro Verde: Carolina Silva;
Escola Futebol Feminino de Setúbal: Nadine Cordeiro;
Escola Pr. M. Basto: Ana Paula Silva;
FC Cesarense: Susana Silva;
GD A-dos-Francos: Iara Ferreira;
Leixões SC: Bárbara Azevedo, Catarina Barradas e Sara Monteiro;
Marítimo: Isabel Camacho:
Mocidade D. Eirolense: Daniela Estima e Joana Oliveira;
Os Sandinenses: Ana Rita Oliveira
Sport Ereira e Benfica: Beatriz Vieira;
S Marítimo Murtoense: Rita Cheganças;
SC Freamunde: Diana Gomes;
SU 1.º de Dezembro: Margarida Sousa;
Valadares Gaia FC: Tatiana Beleza;
Vilaverdense FC: Leandra Pereira e Margarida Machado;
Viseu 2001 ADSC: Mariana Fong.  

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Antigas primárias aproveitadas para atividades seniores

A Câmara de Mondim de Basto está a aproveitar nove escolas primárias desativadas para promover a iniciativa "Seniores em Forma", que envolve 200 pessoas na prática de atividade física.



O município anunciou hoje que está a alargar a atividade física sénior, desenvolvida pelo Centro Desportivo Municipal (CDM), a várias aldeias do concelho.
Para o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, este projeto "tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população mais idosa do concelho".
"Aproveitamos os recursos existentes, instalações e monitores das atividades extra curriculares. Em tempo de crise, é necessário encontrar soluções sem custos, aproveitando os recursos existentes", salientou o autarca.
O projeto "Seniores em Forma" arrancou recentemente no lugar da Caínha, onde conta com a participação de 16 pessoas.
Estas aulas de atividade física estão também a ser desenvolvidas em Atei, Bilhó, Bormela, Ermelo, Mondim, Parada, Paradança e Vilar de Viando.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lúcio Machado será o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP



Foi confirmado, pela distrital do PSD de Vila Real, que o vereador Lúcio Machado, um independente eleito na lista do CDS-PP, irá ser o candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Mondim nas próximas eleições autárquicas. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SABIA QUE.....


O seu voto vale 12 euros, o apoio público 70 milhões

Cada partido vai receber, nas próximas legislativas, 3,15 euros por cada voto individual. Nos quatro anos da próxima legislatura as várias forças partidárias vão receber do Estado um valor global de mais de 70 milhões. Um montante destinado às despesas correntes, a que acrescem as subvenções às campanhas e verbas para os grupos parlamentares.

Nas próximas eleições legislativas, quando votar num partido, estará a dar-lhe não só a sua confiança política, mas também três euros e 15 cêntimos - é o montante que valerá cada voto individual no escrutínio para a Assembleia da República. A multiplicar pelos quatro anos da legislatura, dado que a subvenção do Estado é atribuída anualmente: no total terá contribuído com 12,60 euros para os cofres partidários.
Em termos de valor global, o próximo quadriénio valerá aos vários partidos uma subvenção estatal próxima dos 70 milhões de euros. Isto considerando o valor de cálculo actual - mas que terá actualizações anuais, que se reflectirão em mais dinheiro para os partidos.
De acordo com a lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, as várias forças recebem por cada voto 1/135 do salário mínimo nacional, no valor fixado para o ano de 2008 (426 euros). Feitas as contas, para estas eleições são 3,15 euros, um acréscimo de 40 cêntimos sobre os 2,75 que receberam nas últimas eleições, em 2005.
Se as próximas legislativas se aproximarem das últimas no número de votos expressos (5,5 milhões) os vários partidos vão receber nos próximos quatro anos qualquer coisa como 69,8 milhões de euros. Durante a última legislatura o PS recebeu anualmente 7,1 milhões; o PSD 4,5; a CDU 1,19; o CDS 1,14; o Bloco de Esquerda um milhão.
Além destes cinco partidos, as próximas eleições legislativas podem trazer uma novidade em termos de financiamento partidário. É que, com as alterações agora introduzidas à lei do financiamento, os partidos que obtenham mais de 25 mil votos podem aceder à subvenção estatal - até agora a barreira estava nos 50 mil.
O que significa que se o PCTP/MRPP de Garcia Pereira e o Partido da Nova Democracia (PND) repetirem os resultados de 2005, terão direito a financiamento. Os 48 mil votos do PCTP valem este ano 151 mil euros; os 40 mil do PND darão direito a 127 mil euros.
O acréscimo nas subvenções públicas aos partidos, por comparação com 2005, resulta da subida do valor do salário mínimo nacional nos últimos três anos. O que vai deixar de acontecer: para o futuro as subvenções estatais vão ficar subordinadas ao Indexante de Apoios Sociais (IAS), uma forma de evitar que os apoios aos partidos acompanhem o crescimento previsto para o salário mínimo. Ainda assim, as subvenções vão acompanhar a actualização anual do IAS.
A citada subvenção do Estado aos partidos destina-se às actividades correntes das forças políticas. A esta juntam-se outros apoios públicos - caso do financiamento aos grupos parlamentares e das subvenções especificamente destinadas às campanhas eleitorais, que variam segundo as eleições em causa.
Mais dinheiro
O financiamento estatal não sofreu alterações na recente mudança à lei do financiamento, mas o mesmo não se pode dizer do financiamento privado. As alterações já aprovadas no Parlamento, por unanimidade, quase dobram o valor máximo dos apoios que os partidos podem conseguir dos privados. E este não é o único mecanismo que pode aumentar o financiamento, nomeadamente em campanha eleitoral. A nova legislação estabelece que os partidos em campanha podem agora receber donativos de singulares, até ao limite de 60 IAS por doador (cerca de 25 mil euros).

terça-feira, 5 de março de 2013

NORFEST 2013

Tara Perdida e Orangotang são as mais recentes confirmações no cartaz do NORFEST 2013.




Os Orangotang passam pelo novo festival de verão, cuja primeira edição irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Monte Senhora da Graça, em Mondim de Basto, a 2 de agosto. Os Tara Perdida atuam no dia seguinte.
Estes nomes juntam-se aos anteriormente confirmados Mesa, Paralamas do Sucesso, The Last Internationale, Venial Sin, Rock Poets, Timeless, Arya, Serrabulho, Expensive Soul, Blasted Mechanism, Emmy Curl, Miguel Angelo, Fonzie, Voxels, :papercutz, Biquini Cavadão, Hands on Approach, The Gift, Buraka Som Sistema, Fryo, Mão Morta, Masterplan, Moonspell, Bizarra Locomotiva e RAMP.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Escola da Igreja


A Câmara Municipal de Mondim de Basto doou a Escola da Igreja à Fábrica da Igreja da Paróquia de Mondim de Basto. Segundo a autarquia era uma pretensão antiga que agora foi concretizada. A Escola da Igreja funcionou até à abertura do Centro Escolar, em 2010, como Escola do 1º ciclo, nos últimos dois anos foi cedida ao Agrupamento de Escolas, para funcionamento dos cursos profissionais. A fábrica da Igreja vai recuperar o edifício, com o apoio da autarquia com uma candidatura ao PRODER, para utilizar as instalações da antiga Escola da Igreja para promoção de atividades para a comunidade.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Passeio BTT Fisgas do Ermelo 2013


Empenhado em proporcionar as melhores aventuras de Natureza, é já no dia 24 de Fevereiro de 2013 que o Água Hotels avança com o Passeio BTT Fisgas de Ermelo.
Forjado na vontade de oferecer aos amantes da modalidade uma experiência singular nos trilhos e caminhos que circundam a finalista das 7 Maravilhas Praias de Portugal - a maior cascata da Península Ibérica, e uma das maiores cascatas naturais da Europa - este evento conta com o selo  de garantia do Água Hotels, que não se poupará a esforços para providenciar o melhor aos participantes.
 
De cariz não competitivo, com cerca de 40kms, e 1000d+ de nível médio, foi compactado um percurso, que põe a nu, toda a beleza singular desta pérola que brilha no Parque Natural do Alvão. Será sinalizado por fitas em toda a sua extensão, parapermitir a cada participante usufruir do terreno e paisagens, à velocidade e no ritmo que bem entender. 
 
Para os menos preparados, os que se iniciam na modalidade, ou que simplesmente procuram experiências mais moderadas e acessíveis, contamos ainda com um passeio de 20kms de nível fácil, que certamente será do agrado de todos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estrelas do WRC de novo em Fafe

Equipas oficiais confirmaram presença no wrc Fafe Rally Sprint 2013 a 6 de abril


O desafio era enorme mas a aposta foi totalmente ganha! A primeira edição do wrc Fafe Rally Sprint, realizada no ano passado, conquistou tudo e todos, incluindo equipas, pilotos e responsáveis da FIA, com uma resposta vibrante por parte de todos os adeptos da modalidade, com os espectadores a proporcionarem uma impressionante moldura humana a que ninguém ficou indiferente.
Na verdade, o troço de Fafe/Lameirinha foi cenário de imagens de uma rara beleza, até porque os próprios pilotos, contagiados pelo espírito vivido ao longo daquelas horas, não só se aplicaram em termos desportivos como também contribuíram com momentos únicos de condução que levaram ao rubro as centenas de milhares de pessoas postadas ao longo do percurso. 
Perante tal sucesso, só havia uma única alternativa, como refere Pedro Almeida, diretor da prova:"Levar por diante uma segunda edição. Os adeptos da modalidade merecem-no em absoluto e, por isso, foi nossa preocupação dominante manter este verdadeiro 'aperitivo' para o rali, na certeza de que o sucesso irá ser igual ou maior. Felizmente que as nossas intenções tiveram um eco positivo na Câmara Municipal de Fafe, cujo apoio é essencial, e nos construtores, que uma vez mais disseram sim ao nosso repto. "
Deste modo, é já possível confirmar que as três equipas oficiais presentes no WRC 2013 - a Citroën Total Abu Dhabi WRT, a Qatar M-Sport WRT e a Volkswagen Motorsport - estarão em Fafe a 6 de abril, garantindo desde logo um nível máximo de espetacularidade para esta edição do wrc Fafe Rally Sprint 2013 com os seus Citroën DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e VW Polo R WRC, com os respetivos pilotos a lutarem pela sucessão a Petter Solberg, vencedor da primeira edição do evento.   
Para José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, "perante o êxito da primeira edição que, com total mérito desta edilidade, voltou a colocar o nome de Fafe na rota do WRC, demonstrámos que as condições naturais que fizeram de Fafe a 'Catedral dos Rallies' se mantêm inalteradas. Fafe espera de novo por todos com a simpatia e o carinho de sempre!"
O wrc Fafe Rally Sprint 2013 terá lugar no sábado anterior ao início do Vodafone Rally de Portugal - 6 de abril - no cenário privilegiado do troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa. Verdadeiro troço cronometrado, o evento realizar-se-á com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos.