quinta-feira, 27 de abril de 2017

Próxima Caminhada.

Após mencionarmos o PR1 “Caminhos da Senhora da Graça”, fica a próxima sugestão de caminhadas sinalizadas, desta feita o PR2 “Levada de Piscaredo”.
Trata-se de um percurso fácil onde o caminhante apanha muita sombra em uma distância total de quase 9 km’s. A partida é feita no Lugar das Mestras em Vilar de Ferreiros e acaba em Mondim de Basto porém o percurso pode ser feito ao contrário.
A construção da levada remonta ao século XIII e, durante a caminhada, guarda-se na memória várias paisagens excepcionais.
A folha informativa pode ser consultada aqui:

http://municipio.mondimdebasto.pt/images/stories/02_turismo/percursos/PR2-LEVADA-PISCAREDO-PT.pdf

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Mondinense eliminado da taça

Depois de festejar o título de campeão no passado domingo, a equipa de Mondim de Basto foi a Vila Real disputar a 2ª mão das meias finais da taça AFVR num calendário incompreensível (jogos domingo e terça). O segundo classificado rodou toda a equipa no passado domingo e apresentou-se muito mais fresco no feriado vencendo com sete golos sem resposta (depois da vitória em Mondim de Basto por 2-1). Já o Mondinense, com um plantel menos vasto repetiu vários jogadores nos dois encontros já limitados com a ausência de João Miguel e com Jonas tocado (entrou para os últimos minutos no encontro disputado no Monte da Forca). Pior ainda, a equipa de Basto ter ficado reduzida a 10 elementos por expulsão de Raúl antes dos 5’ de jogo.
A “dobradinha” era um sonho bonito mas muito complicado, agora restam duas jornadas para o campeonato, receção ao Vilar de Perdizes e deslocação a Santa Marta e, no final, mais um troféu que o Mondinense pode vencer: a Taça Transmontana que será disputada com o Minas Argozelo.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dois dias mágicos para o Mondinense

O Mondinense viveu um fim de semana mágico com uma dupla celebração! A história repetiu-se e, dois anos depois os escalões de juniores e seniores sagram-se campeões. No sábado, os juniores disputaram o “jogo do título” em casa do segundo classificado, o Abambres, trazendo uma vitória por 3-1…20 jogos, 20 vitórias! Uma caminhada irrepreensível.





No domingo foi a vez da deslocações dos seniores a Ribeira de Pena, faltavam dois pontos para o título e uma goleada por 5-1 confirmou mais uma subida de divisão. Aos treinadores Carlos Salgado e Nuno Lage, aos jogadores, equipas ténicas e direção parabéns por mais este ano de sonho!


sexta-feira, 21 de abril de 2017

Caminhos da Sra. Da Graça.

Uma “conversa de café” é sempre muito agradável mas com a chegada do tempo falamos um pouco sobre os Pr’s (Percursos Pedestres) devidamente identificados e assinalados em Mondim de Basto.
Começamos pelo PR1 denominado de “Caminhos da Sra. Da Graça”. O total do percurso tem 14.350 M e é um percurso recheado de pontos de interesse como a Pedra Alta, a capela de S.Gonçalo ou o castro Castroeiro. Lá em cima, no santuário, quem conhece já sabe mas continua a deslumbrar-se com a majestosa vista, quem a descobre pela primeira vez ainda mais facilmente fica fascinado.

A folha informativa pode ser consultada aqui: http://municipio.mondimdebasto.pt/images/stories/02_turismo/percursos/percurso_sra_graca.pdf

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Mondim de Basto: Monumento Ao Soldado

No jardim 9 de abril, em Mondim de Basto, ergue-se um dos vários Monumentos Ao Soldado Desconhecido. Estes são um pedaço de história fabuloso pois foram feitos para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra sem que os seus corpos tenham sido identificados mas também, alguns, para evocar caídos anónimos em posteriores guerras. Existem monumentos alusivos à Grande Guerra pelos vários distritos do País e nos países e em outros países, o de Mondim de Basto surgiu em 1930.

Entre 2014 e 2018, assinala-se o centenário da 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918).

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Bombeiros de Mondim Incansáveis.

Durante a madrugada de 19 de abril, mais uma vez o alarme tocou. Mais um incêndio no mato. Apesar de ainda estarmos em abril, têm sido, já, várias as ocorrências e muitas as dezenas de hectares de pinhal devastados. Os nossos bombeiros têm sido incansáveis. E, merecem um enorme obrigado por tudo.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mondim marcou presença na Final do Mundial de Futsal para Atletas com Deficiência Intelectual.

Quatro em cinco! Portugal sagrou-se campeão mundial pela quarta vez em cinco edições do Mundial de Futsal para Atletas com Deficiência Intelectual. A nossa seleção venceu a França por 4-3 na final disputada em Viseu.
Da equipa técnica fizeram parte Carlos Lousada, mondinense conhecido pelo seu trabalho como massagista no clube local, e ainda Duarte Martins, também de origens mondinenses e professor no Centro Escolar Oeste de Mondim de Basto.
Parabéns!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Mondim de Basto, aquecimento para Rally de Portugal 2017


Treinos da Citröen em Mondim de Basto, no dia 17 de abril no troço de Carvalhais, e no dia 18 de abril, no troço do Toumilo.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Faltam dois pontos para o sonho.

Foto de José Machado
O Mondinense levou de vencida o Atei no “derby de Basto” que encheu o Estádio Municipal de Mondim de Basto. O Vila Real escorregou novamente (empatou em casa com o Santa Marta) e agora bastam 2 pontos (quando ainda estão 9 por disputar) para os seniores do Mondinense fazerem a festa. Na partida de domingo as bolas paradas fizeram a diferença com Bruno a marcar depois de um livre cobrado por Jonas e, já perto dos 90’, Saroto a fazer o 2-0 na sequência de um canto. Porém, agora, o próximo jogo para o campeonato é só no dia 23 de abril mas na próxima sexta-feira, dia 14, Mondim de Basto recebe mais um grande jogo com o Mondinense a receber o Vila Real para a 1ª mão das meias finais da Taça AFVR.


Na formação, os infantis (futebol de 7) perderam em casa com a Casa do Benfica de Chaves enquanto os juvenis golearam em Sabrosa (1-8).

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia Mundial da Atividade Física

Ontem, 6 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Atividade Física. Por todas as vantagens que advêm  do desporto, isto dia deveria ser “celebrado” todos os dias, no mínimo, com uma caminhada. A atividade física é uma terapia anti-stress, ajuda a manter o peso saudável, melhora a gestão da rotina, “tonifica” o cérebro, retarda o envelhecimento e ajuda a manter o coração saudável. Estas são algumas das vantagens mas existem muitas mais. Sendo assim, vai uma corridinha?

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Vitória larga com muita prata da casa!

A equipa de seniores do Mondinense goleou (1-9) na visita ao território do Fontelas e ficou com 6 pontos de vantagem sobre o Vila Real, que perdeu em Vilar de Perdizes, quando faltam apenas 4 jogos para o fim do campeonato. O sonho está cada vez mais perto. Desta gorda vitória destaca-se a presença de muitos jogadores que fizeram a formação no clube: André Dinis, Saroto, Vila Chã, Nuno Arada foram titulares e Samú, Tino e Padi entraram…7 atletas que conhecem a casa desde pequenos.

Nas camadas jovens, os juniores golearam o Cumieira por 5-0 num jogo que acabou no início da segunda parte...pois o adversário teve várias “lesões” e acabou por não ter jogadores suficientes. Falta apenas uma jornada para os juniores que será no próximo dia 22 em Abambres, se conseguirem pontuar lá sagram-se campeões. Os juvenis venceram o Abambres “B” por 2-1, os iniciados perderam em Diogo Cão por 2-1 e os infantis por 5-2 em Ribeira de Pena.