domingo, 30 de dezembro de 2012
Acidente em Mondim de Basto. (Imagens/Videos)
O acidente aconteceu esta madrugada por volta das 03.30 da madrugada. A viatura circulava em direcção a mondim quando sofreu um despiste..
sábado, 29 de dezembro de 2012
Suspeito de balear dois GNR fica em prisão preventiva
O suspeito de ter disparado contra dois militares da GNR na quinta-feira, em Mondim de Basto, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
Dois militares foram atingidos a tiro quando respondiam a uma ocorrência numa fábrica de transformação de madeira no Lugar da Serra, em Mondim de Basto, pelo filho do proprietário, um homem de 49 anos.
O detido foi este sábado presente a tribunal, que lhe aplicou a medida de coação mais grave, a prisão preventiva, disse à Lusa fonte da GNR.
Durante a tarde de sexta-feira, o suspeito, acompanhado pela Polícia Judiciária e por uma procuradora do Ministério Público, responsáveis pela investigação do caso, fez a reconstituição dos factos.
Os militares atingidos possuem 33 e 37 anos e receberam alta hospitalar na sexta-feira de manhã.
De acordo com a GNR, tudo terá acontecido quando quatro militares responderam a uma ocorrência, após uma denúncia de que estaria a ocorrer um assalto na fábrica de Mondim de Basto. Quando chegaram ao local, os dois guardas terão sido baleados com dois tiros de caçadeira disparados pelo filho do proprietário do espaço.
Alegadamente, segundo a Guarda, o homem que disparou terá confundido os guardas com os assaltantes.
O suspeito foi detido no local pelos dois outros dois militares que não ficaram feridos
O suspeito foi detido no local pelos dois outros dois militares que não ficaram feridos.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Dois militares da GNR feridos a tiro
Dois militares da GNR foram feridos a tiro de caçadeira, esta quinta-feira à noite, em Mondim de Basto. A patrulha respondia a um alerta de assalto numa fábrica e foi recebida a tiro pelo filho do proprietário, entretanto detido.
A patrulha respondia, cerca das 21.10 horas, a um alerta de assalto numa fábrica de transformação de madeira, no Lugar da Serra.
Atingidos nas costas e pernas, os dois militares, de 33 e 37 anos, estão internados no hospital de Vila Real, mas livres de perigo.
Segundo o Tenente Pedro Pinheiro, do comando de Vila Real, os militares terão sido baleados pelo filho do proprietário da fábrica, já detido, em circunstâncias por apurar.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Valter Lobo
No dia 15 de Dezembro, Valter Lobo (um dos músicos que marcou presença
na apresentação do livro Desta Maldição de Mim de Luis Jales de
Oliveira) vai tocar ao vivo, no Teatro Cinema de Fafe as canções que
levou nos últimos 3 meses a quase todas as regiões do país.
São as suas canções, na sua terra Natal, num dos Teatros mais bonitos do país.
Vai ser uma noite certamente especial.
Deixo aqui o convite a todos os MONDINENSES.
na apresentação do livro Desta Maldição de Mim de Luis Jales de
Oliveira) vai tocar ao vivo, no Teatro Cinema de Fafe as canções que
levou nos últimos 3 meses a quase todas as regiões do país.
São as suas canções, na sua terra Natal, num dos Teatros mais bonitos do país.
Vai ser uma noite certamente especial.
Deixo aqui o convite a todos os MONDINENSES.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Encontro de Mini-Andebol em Mondim de Basto
Domingo, em Mondim de Basto é realizado um Encontro de Mini-Andebol no pavilhão Municipal do concelho. Uma iniciativa do município que conta com a participação das equipas do “Andebol Clube de Fafe”, “Bastinhos – Escola Clube Andebol”, “Centro Social Juventude de Mar” e do “Centro Desportivo Municipal de Mondim de Basto. A entrada é gratuita. Os jogos começam pelas 9H.
Desemprego bate “record” na Região de Basto
Segundo dados oficiais referentes aos meses de agosto e setembro do corrente ano, a taxa de desemprego na Região de Basto ronda os 22,7% da população ativa. Este valor está muito acima da média nacional (15,0%, dados do segundo trimestre) e da média da região Norte (15,2% dados do segundo trimestre).
Dos quatro concelhos que constituem a Região de Basto, é o concelho de Cabeceiras que apresenta o pior resultado: uma taxa de desemprego de cerca de 26,5%. Por outro lado, embora com uma taxa bastante acima da média regional e nacional, o concelho com a menor taxa de desemprego é o concelho de Ribeira de Pena com a taxa de desemprego a rondar os 20,1%. Ao todo estão desempregados na região de Basto cerca de 4156 pessoas. Este número peca por defeito, porque não incluem os desempregados que não estão inscritos nos centros de emprego e outras pessoas excluídas do mercado de emprego para lá dos desempregados. A estes números impressionantes junta-se o facto de quase dois terços dos inscritos nos centro de empregos não receberem o subsídio de desemprego. Segundo declarações públicas das associações sindicais, o problema social e económico do desemprego tende a agravar com as novas regras de atribuição referentes ao subsídio de desemprego e a outros subsídios de índole social.
Face à ausência de dados atualizados, considerou-se, para o cálculo das taxas, como base a população ativa por concelho determinada em 2001 e que a sua evolução para 2011 foi a mesma que a verificada para a população residente. Pela mesma razão, considerou-se os dados mais recentes relativamente ao número de desempregados inscritos nos centros de em- prego. Assim, os dados que serviram de base para o cálculo das taxas referem-se a agosto de 2012 (no caso de Cabeceiras e Celorico) e a setembro de 2012 (no caso de Mondim e Ribeira de Pena).
Um em cada quatro cabeceirenses em idade ativa está desempregado
Cabeceiras de Basto é o recordista do desemprego na Região de Basto e é aquele que apresenta uma das maiores taxas de desemprego ao nível nacional. Segundo dados oficiais, em agosto de 2012 estavam inscritos 1460 desempregados. Ora, para uma população ativa estimada em 5495 pessoas a taxa de desemprego resultante é de 26,5%. Um valor impressionante que coloca o concelho de Cabeceiras de Basto nos lugares do pódio da lista dos concelhos portugueses com a maior taxa de desemprego.
Celorico de Basto com uma taxa de 21,4% de desemprego
No segundo lugar da lista de concelhos de Basto com a maior taxa de desemprego situa-se o concelho de Celorico de Basto. Dados de agosto de 2012 revelam que a população desempregada inscrita no centro contabilizou-se em 1698 elementos. Dado que a população ativa estimada para este concelho é de 7922 pessoas a taxa de desemprego oficial situa-se, assim, em 21,4%.
Mondim de Basto e Ribeira de Pena mantêm taxas de desemprego “record”
As informações referentes aos concelhos de Mondim de Basto e de Ribeira de Pena (dados de setembro de 2012) não se desviam substancialmente dos resultados obtidos em Cabeceiras e Celorico de Basto (com dados de agosto de 2012). Em particular, Mondim de Basto possui 546 desempregados inscritos no Centro de Emprego e Ribeira de Pena conta com 452 desempregados inscritos. Respectivamente, tendo em conta a população ativa destes concelhos, apresentam uma taxa de desemprego de 20,3% e 20,1%. Dados ligeiramente melhores do que os vizinhos concelhos de Basto. No entanto, igualmente preocupantes.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Assembleia Municipal de Mondim aprova agregação de duas freguesias
No passado dia 12 de outubro, realizou-se na Assembleia Municipal uma sessão extraordinária que aprovou a pronúncia para a Assembleia da República sobre a reorganização administrativa do Concelho de Mondim de Basto.
Nesta sessão da Assembleia Municipal foram aprovadas as seguintes propostas: a proposta do presidente da junta de freguesia de Paradança (aprovada com 12 votos a favor, 10 votos contra e 2 abstenções) que consistiu intentção de agregar das freguesias de Campanhó e Paradança; e a proposta da presidente de junta de freguesia de Ermelo (aprovada com 22 votos a favor) que consistiu na agregação das freguesias de Emerlo com a de Pardelhas.
O novo mapa administrativo aprovado em Assembleia consiste na agregação da freguesia de Ermelo com a de Pardelhas, na agregação da freguesia de Campanhó com a de Paradança e na anexação dos lugares de Ponte D'Olo e Carrazedo na freguesia de Paradança.
Segundo a proposta aprovada, Mondim de Basto irá agregar duas das oito freguesias atuais. Assim, na Região de Basto, a Assembleia Municipal de Mondim de Basto foi a única a pronunciar-se com um novo mapa administrativo que agrega duas das oitos freguesias. Todas as outras, Cabeceiras, Celorico e Ribeira de Pena (tendo esta aprovada a agregação de cinco freguesias mas fora revogada em sessão posterior da Assembleia Municipal) decidiram não apresentar uma proposta de agregação de freguesias.
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Mondim de Basto quer esclarecimentos sobre impasse na Barragem de Fridão
Mondim de Basto, 07 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Mondim de Basto pediu uma audiência urgente à ministra do Ambiente para esclarecer a situação de impasse em que diz que se encontra a construção da Barragem de Fridão.
O Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão, Amarante, incluído no Plano Nacional de Barragens, vai afetar parte do concelho de Mondim de Basto.
Depois de emitida a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e de apresentado o Relatório de Conformidade Ambiental (RECAPE), o último desenvolvimento neste processo foi a entrega, em fevereiro, de documentos adicionais por parte da EDP -- Produção à Comissão de Avaliação.
"Acontece que, oito meses volvidos, os constrangimentos que a demora na emissão da respetiva licença de construção têm-se feito sentir cada vez mais e com maior intensidade", afirmou o presidente Humberto Cerqueira, na carta enviada a Assunção Cristas.
É que, explicou, o empreendimento vai obrigar ao realojamento de cerca de 40 famílias, que vivem agora num "impasse constante", pois sabem que têm que abandonar as suas casas sem que, no entanto, fosse definido prazo para tal".
"Outras mesmo já investiram dinheiro na aquisição de terrenos para a construção do seu novo lar", acrescentou.
Depois, segundo o autarca, os que indiretamente serão afetados pela construção deste empreendimento reclamam respostas no sentido de saberem se as acessibilidades ao seu concelho sempre vão ser melhoradas.
Em julho de 2010, foi assinado um protocolo entre a Câmara de Mondim de Basto, a EDP e a Estradas de Portugal, que prevê, caso seja construída a barragem, a ligação de Mondim à Via do Tâmega.
"Esta ligação, há décadas desejada pelos mondinenses, facilitaria em muito o acesso às cidades e ao litoral e impulsionaria a dinamização do comércio e indústria local", salientou.
Também interrompidos, de acordo com Humberto Cerqueira, "encontram-se os investimentos que a autarquia pretende implementar, essenciais ao desenvolvimento do concelho, uma vez que os mesmos estão dependentes do apoio financeiro da EDP".
O presidente referiu ainda impactos negativos ao nível do planeamento e ordenamento do território, pois a albufeira que ainda não existe já foi classificada, pelo estão a ser aplicadas regras que, por exemplo, inviabilizam a construção na zona terrestre de proteção da albufeira (100 metros contados a partir do nível pleno de armazenamento).
"Dado o contexto económico que o país atravessa, é inegável que a construção deste empreendimento e infraestruturas decorrentes da sua implementação seria uma mais-valia para o concelho de Mondim de Basto, atualmente com uma elevada taxa de desemprego", frisou.
E é por causa da importância que atribui ao projeto, que Humberto Cerqueira solicitou à ministra do Ambiente uma reunião com caráter de urgência.
PLI // SSS.
Lusa/Fim
terça-feira, 6 de novembro de 2012
domingo, 4 de novembro de 2012
Videos Mondim de Basto
Festas do Concelho em Mondim de Basto
Mondim de Basto - Promocional
Santuário da Senhora da Graça
Freguesia de Atei em Mondim de Basto
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
XIV edição das Rotas do Tâmega em todo o terreno percorreu Celorico de Basto
Galeria de Fotos
A XIV edição das Rotas do Tâmega, Passeio em Todo o Terreno, teve início na Praça Cardeal D. António Ribeiro e contou com a presença de 82 participantes, uma prova organizada pelo Motor Clube de Basto com o apoio da Câmara Municipal e da Federação Portuguesa de Todo o Terreno.
O principal momento do percurso decorreu na Ribeira de Boques, numa pista de Trial, Pista de obstáculos, previamente desenvolvida para o efeito e que juntou centenas de pessoas a assistir às peripécias dos participantes. Subidas ingremes, poços de lama e outros obstáculos foram ultrapassados pelos participantes da prova e fizeram as delícias de quem assistiu.
A iniciativa vai já na XIV edição e mostra-se um sucesso na promoção de uma modalidade com acentuada aderência num concelho com as condições indicadas, percursos únicos e paisagens marcantes que conferem uma motivação extra à prática deste desporto.
domingo, 21 de outubro de 2012
Chris Kirkland agredido por adepto do Leeds United (com vídeo)
O guarda-redes do Sheffield Wednesday Chris Kirkland foi agredido, esta sexta-feira, em pleno jogo por um adepto do Leeds United, durante o encontro entre ambas as equipas, a contar para o Championship.
Bothroyd adiantou o Sheffield Wednesday aos 44 minutos e, aos 77, aconteceu o impensável. Tongue empatou para o Leeds United e, durante os festejos, alguns adeptos invadiram o relvado. Um deles surgiu à frente do internacional inglês e agrediu-o na face.
A rivalidade entre as duas equipas é grande e, de acordo com a Sky Sports, o jogo foi bastante tenso nas bancadas. Os adeptos do Sheffield Wednesday provocaram os do Leeds United com cânticos a lembrar a morte de dois adeptos do Leeds na Turquia, em 2000.
sábado, 20 de outubro de 2012
Passos Coelho escutado em conversas gravadas em processo de fuga de capitais
A conversa do primeiro-ministro, gravada pela Polícia Judiciária ao escutar um dos suspeitos de um caso de fuga de capitais, o processo "Monte Branco", foi enviada ao Supremo Tribunal de Justiça, para validação, pelo ex-procurador Geral da República, Pinto Monteiro, no penúltimo dia no cargo.
"Segundo uma fonte judicial, "o primeiro-ministro foi escutado fortuitamente no âmbito do processo Monte Branco", conta na edição deste sábado Expresso. Contatado pelo semanário, o Gabinete de Passos Coelho diz que não comenta "assunto que desconhece".
O CD com a conversa em que participa Passos Coelho foi entregue na Procuradoria-Geral da República pela Diretora do Departamento Central de Investigação e Ação penal (DCIAP).
Segundo o Expresso, "ao contrário do que aconteceu com José Sócrates, no processo 'Face Oculta', o pedido de validação não foi acompanhado por qualquer participação crime". Carece, assim, de explicação o teor da conversa escutada considerado suspeito ou o eventual crime cometido por qualquer dos intervenientes.
Contatado pelo Expresso, o Gabinete do primeiro-ministro disse "que não comenta o que desconhece".
Na segunda-feira, o jornal Público noticiou que o ministro Miguel Relvas foi escutado, no âmbito do mesmo processo, numa conversa com José Maria Ricciardi, presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI).
Segundo a Comunicação Social Portuguesa, o presidente do BES, Ricardo Salgado, é outro dos apontados como alvo das escutas do Ministério Público no caso "Monte Branco", que envolve quatro banqueiros portugueses e suíços e um cambista.
Os cinco foram detidos em maio pelo DCIAP, por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Três estão em prisão preventiva e dois foram libertados sob caução.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Encerramento do Tribunal de Mondim de Basto no novo Mapa Judiciário
O Presidente da Câmara de Mondim de Basto teve conhecimento hoje, pela comunicação social, da nova versão do Mapa Judiciário.
Humberto Cerqueira lamenta uma vez mais ter tido conhecimento, apenas pala comunicação social, não tendo recebido antecipadamente qualquer informação oficial, ao contrário do que é dito pela Sra. Ministra. Este procedimento revela desrespeito pela população e pelos seus legítimos representantes. Lamenta profundamente esta atitude.
Esta nova versão mantém o encerramento do tribunal de Mondim de Basto e a sua conversão numa "secção de proximidade". Este conceito ainda por definir parece-nos que não satisfaz as necessidades da população e no essencial obriga as pessoas a deslocarem-se a outros locais, a distâncias consideráveis. Não aceitamos esta solução.
Sabemos que o Ministério da Justiça está a fazer contactos para alugar um novo espaço na cidade de Vila Real, para concentrar os serviços do novo tribunal, que resultará do encerramento de cinco tribunais do distrito. Segundo a informação da comunicação social, o Ministério irá gastar quase 30 M€, com esta reorganização. A pergunta que se impõe neste momento é: Numa altura em que os Portugueses vivem com extrema dificuldade no seu dia-a-dia, com o agravamento de impostos, e a diminuição de salários, como se compreende que o Ministério da Justiça se permita gastar esta verba e afastar os serviços das populações. Onde está a necessária contenção da despesa do Estado?
Esta nova versão é mais uma "trapalhada", com critérios pouco claros e transparentes, sem o envolvimento dos municípios. O Presidente da Câmara entende que a Ministra da Justiça não tem condições para continuar a exercer o cargo e deverá demitir-se.
Por último, apela aos Deputados eleitos pelo distrito e aos representantes dos diferentes partidos políticos, para se oporem a esta versão de mapa judiciário, que a ser aprovada, irá prejudicar gravemente a população do concelho de Mondim de Basto.
Esta nova versão mantém o encerramento do tribunal de Mondim de Basto e a sua conversão numa "secção de proximidade". Este conceito ainda por definir parece-nos que não satisfaz as necessidades da população e no essencial obriga as pessoas a deslocarem-se a outros locais, a distâncias consideráveis. Não aceitamos esta solução.
Sabemos que o Ministério da Justiça está a fazer contactos para alugar um novo espaço na cidade de Vila Real, para concentrar os serviços do novo tribunal, que resultará do encerramento de cinco tribunais do distrito. Segundo a informação da comunicação social, o Ministério irá gastar quase 30 M€, com esta reorganização. A pergunta que se impõe neste momento é: Numa altura em que os Portugueses vivem com extrema dificuldade no seu dia-a-dia, com o agravamento de impostos, e a diminuição de salários, como se compreende que o Ministério da Justiça se permita gastar esta verba e afastar os serviços das populações. Onde está a necessária contenção da despesa do Estado?
Esta nova versão é mais uma "trapalhada", com critérios pouco claros e transparentes, sem o envolvimento dos municípios. O Presidente da Câmara entende que a Ministra da Justiça não tem condições para continuar a exercer o cargo e deverá demitir-se.
Por último, apela aos Deputados eleitos pelo distrito e aos representantes dos diferentes partidos políticos, para se oporem a esta versão de mapa judiciário, que a ser aprovada, irá prejudicar gravemente a população do concelho de Mondim de Basto.
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Cabeçada de Zidane em Materazzi vira estátua em Paris
A histórica cabeçada que marcou o fim da carreira do craque Zinedine Zidane é agora mais do que uma simples lembrança na memória de quem viu a agressão do astro a Marco Materazzi. Uma estátua de 5 metros retratando a cena em que o francês atinge o italiano no peito com a cabeça está exposta em frente ao museu de arte moderna Centro Pompidou, localizado na cidade de Paris.
Zidane havia decidido previamente se aposentar após a disputa da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. Na final do torneio, em que o astro marcou um gol de pênalti, o francês atingiu Materazzi com uma cabeçada no peito aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação. O jogador italiano foi ao chão e Zidane acabou sendo expulso pelo árbitro argentino Horácio Elizondo.
Assim, este foi o último lance da carreira do craque francês. Após o incidente, Zidane pediu desculpas ao público, mas explicou que sua ação foi uma resposta ao repetidos insultos que recebeu de Materazzi. A final da Copa do Mundo de 2006 terminou empatada por 1 a 1 e seguiu para a disputa de pênaltis. A Itália se sagrou campeã ao vencer por 5 a 3.
Zidane é considerado um dos maiores jogadores da história recente do futebol. O craque foi decisivo para a conquista do título da Copa do Mundo de 1998 pela seleção francesa. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo três vezes, além de ter vencido uma Liga dos Campeões pelo Real Madrid e uma Eurocopa pela França.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Mondim “acolhe” 900 escuteiros no Encontro Regional de Agrupamentos de Vila Real
“Promovido pela Junta Regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realiza-se anualmente, durante o mês de Outubro, o Encontro Regional dos agrupamentos da Diocese. No corrente ano, este encontro terá lugar em Mondim de Basto.
O Agrupamento 1237 de Mondim de Basto, a quem compete organizar o encontro, pretende inscrever este acontecimento no contexto das comemorações do seu 10º aniversário. Estima-se em cerca de 900 o número de participantes pelo que os responsáveis pela organização têm estado a reunir apoios e a celebrar parcerias com associações, empresários e instituições públicas locais, com natural destaque para a câmara municipal. No sábado, 13 de outubro, após a receção e distribuição dos visitantes pelos diferentes locais de estadia, cada uma das quatro secções – Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros – terá a oportunidade de “viajar” até outra época – civilização castreja, civilização romana, descobrimentos e futuro – recreando-a através de jogos e outras iniciativas.
Ao serão, com o contributo de todos os agrupamentos presentes, realizar-se-á um festival escutista. Para a manhã de domingo, como corolário da parceria com a câmara municipal, está prevista a cerimónia de atribuição do nome de Baden Powell, fundador do escutismo internacional, a um arruamento envolvente ao edifício do Centro Escolar. Depois, os jovens escuteiros serão convidados a entrar, de novo, na “máquina do tempo” através dos “II Jogos de Abertura”. Seguir-se-á, de tarde, o desfile dos agrupamentos participantes, culminando o encontro, como habitualmente, com a celebração de uma eucaristia a realizar no anfiteatro da Zona Verde.
Crise: Venda de raspadinhas aumentou 80%
Com o agravar da crise, há cada vez mais portugueses a acreditar na sorte: nos primeiros noves meses deste ano, a venda de raspadinhas aumentou 80% face a 2011, revelou ao SOL fonte oficial da Santa Casa da Misericórdia.
A instituição não adianta o número total de boletins vendidos e os montantes envolvidos, mas revela que a ‘estrela’ das raspadinhas é a Super Pé-de-Meia – um jogo lançado há pouco mais de três semanas e que tem como prémio máximo a atribuição de dois mil euros por mês durante 12 anos.
Desde que foi lançada, a 20 de Agosto, já se vendeu em todo o país um milhão de boletins desta raspadinha, que custa cinco euros. «É um valor muito positivo, tendo em conta o curto período de venda», esclarece fonte oficial da instituição responsável pelo jogo em Portugal.
O mesmo sucesso está a ter a raspadinha Pé-de-Meia, lançada no ano passado e que atribui aos contemplados uma mesada de 1.500 euros durante dez anos: até à semana passada, foram vendidos 19 milhões de boletins, segundo dados da Santa Casa.
Na Casa da Sorte do Rossio, em Lisboa, uma das mais tradicionais, bastam poucos minutos para se ‘assistir’ a uma corrida a este jogo. «Vendemos duas a três mil raspadinhas por dia», conta ao SOL Amélia, funcionária desta loja que se mantém aberta «sete dias por semana».
Ao dispor dos jogadores estão boletins de vários preços: por um euro fazem a Raspadinha, que dá prémios até aos dez mil euros; por três concorrem ao Pé-de-Meia e com cinco euros habilitam-se aos 2.000 euros mensais do Super Pé-de-Meia.
«Por dia, devo vender nesta loja 200 Super Pé-de-Meia», estima a funcionária, explicando que o preço não tem dissuadido os apostadores.
A explicação para a procura elevada dos boletins é simples: «A raspadinha é um jogo com características únicas porque as pessoas sabem logo se ganharam ou não», refere Amélia, que já verificou uma mudança na atitude de quem joga. «Os apostadores gastam menos dinheiro, mas há mais pessoas a apostar», explica.
147 milhões de raspadinhas vendidas em 2011
Segundo os dados da Santa Casa da Misericórdia avançados ao SOL, a ‘corrida às raspadinhas’ começou a verificar-se nos últimos dois anos.
Em 2010, por exemplo, foram vendidos 88 milhões de boletins, mais 76% do que em 2009. E, em 2011, foram comprados 147 milhões de bilhetes – um aumento de 67%.
Para a Santa Casa da Misericórdia, o sucesso deste tipo de apostas, deve-se à diversidade dos jogos. «Há uma variedade de temas que vão ao encontro dos vários gostos dos apostadores, e com modos de jogar diferentes e apelativos», argumenta fonte oficial do organismo, sublinhando também a importância de existirem boletins de diferentes valores: «A multiplicidade de preços representa para muitos apostadores valores bastante acessíveis».
Joaquim Cardoso, reformado de 72 anos, é um habitué das raspadinhas. Todas as semanas, gasta, pelo menos, cinco euros nestes jogos. «Já cheguei a ganhar 150 euros uma vez», congratula-se, explicando que a raspadinha é também uma forma de se divertir. «Para mim é uma distracção e também é uma forma de juntar uns trocos, que agora fazem fala», conta.
Aliás, a crise, parece mesmo ser um aliado deste tipo de apostas. «Este é o único negócio que ganha com a crise. As pessoas querem tentar tudo», afirma Amélia, a funcionária da loja da Santa Casa do Rossio, que ao contrário da maioria dos estabelecimentos vizinhos tem vindo a ganhar clientela nos últimos meses.
CR7 está fora do grupo dos dez mais bem pagos
Português do Real Madrid não consta da lista dos dez futebolistas que mais recebem no mundo.
Cristiano Ronaldo não aparece no top-ten dos jogadores mais bem pagos do mundo: está na 11.ª posição, com 10 milhões de euros, de acordo com o jornal argentinoClarín. Lionel Messi encerra a lista de milionários, com 10,5 milhões de euros mais prémios por objetivos. Samuel Eto'o, que está no Anzhi é que mais ganha: 20 milhões de euros.
Na lista estão três jogadores do Manchester City, Yayá Touré, com 13 milhões, Sergio Agüero, com 12,5 milhões e David Silva, com 12 milhões, que ocupam o quarto, quinto e sexto lugares, respetivamente.
O segundo jogador mais bem pago é Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, com 14,5 milhões, seguido por Wayne Rooney, do Manchester United, com 13,8 milhões.
Didier Doprgba, do Shanghai, recebe 12 milhões, Fearando Torres, do Chelsea, ganha 10,8 milhões e Dario Conca, do Guangzhou), 10,6 milhões, que estão no sétimo, oitavo e nono lugares, respetivamente.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
População de Mondim a menos 10 minutos do serviço do helicóptero do INEM
Segundo informações adiantas à agência Lusa, Miguel Oliveira, Presidente do INEM, afirmou que haverá uma deslocalização do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros para Vila Real, ficando a população de Mondim a menos de 10 minutos deste serviço.
Os dados avançados pelo responsável avançam que actualmente são cerca de 45 mil os habitantes a menos de 10 minutos deste serviço e com a sua recolocação no distrito de Vila Real o número passa para cerca de 100 mil.
Miguel Soares de Oliveira sublinha que há mais cidadãos que têm dificuldades de acesso a cuidados de saúde semelhantes aos de algumas pessoas do distrito de Bragança, como é o caso de Mondim de Basto, Santa Marta de Penaguião ou Sabrosa.
O presidente do INEM deixou ainda a garantia de que ninguém do distrito de Bragança irá ficar a mais de trinta minutos de tempo de voo do helicóptero que vai para Vila Real, que é o valor limite, a nível internacional, aceite e recomendado como área de intervenção destes meios.O responsável garante ainda a vinda de mais ambulâncias para o distrito. As ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) de Miranda do Douro e Torre de Moncorvo vão para Vila Flor e Alfândega da Fé e vai ser colocada uma terceira em Carrazeda de Ansiães.
domingo, 23 de setembro de 2012
Cobra em gasolineira mobilizou PSP e Proteção Civil
Uma cobra de grande porte, com cerca de 1,5 metros, protagonizou uma situação insólita na bomba de gasolina situada na Circular Urbana de Guimarães, que faz a ligação a Fafe.
O réptil instalou-se no motor do carro do funcionário da gasolineira e só depois da chegada da Proteção Civil, PSP e veterinária municipal é que o homem conseguiu tirar o veículo.
A cobra "estava fora mas entrou dentro do carro e enrolou-se no motor", revela o funcionário, António Carneiro, ao JN. Cerca de 15 minutos depois lá saiu, mas ainda "deu luta" ao homem, que a conseguiu apanhar com uma foice.
Tentou-a matar mas não conseguiu, daí que tenha chamado as autoridades. Estas chegaram mas ainda esperaram, todos, durante uma hora pela veterinária. Enquanto isso, António Carneiro imobilizava a cobra lamentando o sucedido: "Nunca me aconteceu tal coisa, ela só me bufava e andava muito rápido".
A responsável chegou e levou a cobra, que na primeira análise parece ser do tipo "Natrix Natrix", conhecida por cobra de água, não venenosa. Aparece mais vezes no Verão e caracteriza-se por ter medo de pessoas, o que não foi o caso.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
sábado, 14 de abril de 2012
Detido suspeito de incendiar casa da mãe
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 53 anos, residente no concelho de Mondim de Basto, por haver fortes indícios de algumas horas antes ter provocado um incêndio na casa onde habitava a sua mãe.
Segundo um comunicado emitido pela PJ, para uma maior rapidez na propagação das chamas, o homem terá, previamente, derramado álcool no interior da habitação.
A polícia alega um quadro de mau relacionamento familiar entre o arguido e a vítima, adiantado que a casa ficou totalmente destruída e os prejuízos daí resultantes foram avaliados em cerca de 50 mil euros.
O detido, desempregado e sem antecedentes criminais, foi esta sexta-feira presente às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coacção.
domingo, 25 de março de 2012
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Carnaval: "Entremezes" em digressão pelas aldeias de Mondim de Basto
Dois grupos de teatro amador estão a fazer uma digressão de “Entremezes” pelas aldeias do concelho de Mondim de Basto, recitando textos que remontam aos séculos XVII e XVIII e funcionam como uma introdução ao Carnaval.
Este concelho do distrito de Vila Real possui uma grande tradição teatral, que esteve apagada durante algum tempo e que está agora a ser revitalizada.
Nos dias que antecediam o Carnaval, populares das aldeias faziam os “Entremezes”, textos de teatro burlescos ou jocosos, de curta duração, que remontam aos séculos XVII e XVIII e que foram passando de geração em geração.
Este ano, segundo Tiago Pires, responsável da programação cultural da autarquia local, os “Entremezes” ganharam uma nova vida através dos grupos Associação Social e Cultural Fisgas de Ermelo, com o espetáculo “O rico avarento”, e o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando, com a peça “Zangarelho”.
Os grupos, que vão estar em digressão por sete aldeias do concelho até terça-feira, dia de Carnaval, são constituídos por populares, com idades compreendidas entre os nove e os 75 anos, alguns dos quais nem sabem ler nem escrever.
Tiago Pires referiu que estas pessoas de mais idade decoram os textos, ouvindo os outros a ler todas as quadras.
“No final, declamam um texto do princípio ao fim”, sublinhou.
E o resultado é, de acordo com o responsável, “sala cheia” em todas as aldeias por onde passam os espetáculos.
Em março, decorre a terceira edição do Festival Nacional de Teatro Miguel Torga, que vai levar a Mondim de Basto sete companhias de todo o país.
O evento, que arranca no dia 05 e termina a 25 de março, é promovido pela autarquia local e o Teatro Amador Mondinense (TAM) – Trouxa Mouxa.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Tradicional Leilão das Carnes na Aldeia de Travassos em Mondim de Basto
Trata-se de uma iniciativa realizada em domingo magro que marca o início do Entrudo com abundância de carnes, fumeiros, petiscos e folia, porque a seguir o tempo é de penitência.
Esta tradição tem atraído a Travassos centenas de visitantes que procuram produtos genuínos, de grande qualidade, desfrutam da animação popular e acabam por contribuir para a sua preservação.
O valor angariado com o “Leilão das Carnes” reverte, na totalidade, a favor das festas em honra da padroeira Santa Bárbara, que se realizam no verão.
Esta tradição tem atraído a Travassos centenas de visitantes que procuram produtos genuínos, de grande qualidade, desfrutam da animação popular e acabam por contribuir para a sua preservação.
O valor angariado com o “Leilão das Carnes” reverte, na totalidade, a favor das festas em honra da padroeira Santa Bárbara, que se realizam no verão.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Mondim de Basto: regeneração urbana melhora imagem da vila
As obras incidem na renovação e modernização da estrutura de mobilidade do centro da Vila e visam maiores níveis de segurança, a melhoria da qualidade visual da paisagem urbana, a melhoria da acessibilidade e mobilidade viária e pedonal.
Estão, por isso, a ser melhoradas as infra-estruturas de electricidade, abastecimento de água, águas pluviais e telecomunicações, sendo também renovados todos os pavimentos.
As intervenções incluem ainda a renovação da sinalização e marcas rodoviárias e a correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos), de modo a garantir maior segurança tanto aos automobilistas, como aos peões.
Na Praça 9 de Abril será substituído o asfalto por cubo de granito e alargados os passeios, em continuidade com os pavimentos já executados na Praça do Município e na Rua Alfredo Álvares de Carvalho. Será ainda desenhada a marcação dos estacionamentos, simplificando a circulação rodoviária actual, que funcionará na totalidade em sentido único, factor de incentivo à utilização pedonal e de lazer.
Para o Presidente da autarquia, a obra de Regeneração Urbana vai permitir que a Vila fique dotada de infra-estruturas melhoradas e mais eficientes, mas também mais atractiva, contribuindo dessa forma para o dinamismo comercial e turístico do concelho.
Esta obra, no valor de 1.350.200,00€ é comparticipada em 85% pelo QREN.
Estão, por isso, a ser melhoradas as infra-estruturas de electricidade, abastecimento de água, águas pluviais e telecomunicações, sendo também renovados todos os pavimentos.
As intervenções incluem ainda a renovação da sinalização e marcas rodoviárias e a correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos), de modo a garantir maior segurança tanto aos automobilistas, como aos peões.
Na Praça 9 de Abril será substituído o asfalto por cubo de granito e alargados os passeios, em continuidade com os pavimentos já executados na Praça do Município e na Rua Alfredo Álvares de Carvalho. Será ainda desenhada a marcação dos estacionamentos, simplificando a circulação rodoviária actual, que funcionará na totalidade em sentido único, factor de incentivo à utilização pedonal e de lazer.
Para o Presidente da autarquia, a obra de Regeneração Urbana vai permitir que a Vila fique dotada de infra-estruturas melhoradas e mais eficientes, mas também mais atractiva, contribuindo dessa forma para o dinamismo comercial e turístico do concelho.
Esta obra, no valor de 1.350.200,00€ é comparticipada em 85% pelo QREN.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Casos de Polícia em "Mondim de Basto"
Na passada madrugada de dia 9 de Janeiro, ocorreu um assalto no gabinete do Comando do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.
Neste assalto foi roubado uma quantia avultado de dinheiro que se encontrava guardada no cacifo do Adjunto de Comando e numa gaveta do Comandante, rondando os 8mil euros. Este dinheiro, na sua maioria havia sido adquirido por um grupo de bombeiros liderados pelo Adjunto de Comando, juntamente com alguns civis no decorrer da actividade de Cantares dos Reis pela Vila de Mondim de Basto e arredores; o restante dinheiro seria sobras das verbas atribuídas pela Autoridade Nacional da Protecção Civil para pagamento da prestação de serviços no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.
Este assalto ocorreu durante um período de tempo em que o quartel se encontra menos frequentado, mas que permanecem elementos de prevenção nocturna a emergências, estes estando na camarata masculina a dormir (que se encontra próxima do gabinete do Comando) nenhum barulho ouviram, a juntar a isto temos também o facto de supostamente ter sido forçada a entrada nas instalações do gabinete de Comando, e o mesmo se encontrava fechado à chave quando se entrou pela primeira vez no gabinete e se deu pela falta do dinheiro.
Não poderíamos deixar de informar sobre este acontecimento, a desconfiança e a revolta reinam nesta corporação, a situação já não é fácil devido aos corte do estado, e quando alguém procura contornar os problemas sempre em prol de um melhor socorro ás populações e seus bens, alguém defaz os nossos sonhos e desejos.
Não pode ser posta de parte a ideia de que este assalto foi interno, tendo em conta que no ultimo mês ocorreram também 4 assaltos no bar da nossa Associação Humanitária sempre que nunca se verificasse o arrombamento de portas ou vidros para entrar.
O caso está agora nas mãos do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana do distrito de Vila Real, sabendo também que na peritagem foram recolhidas impressões digitais.
Numa fase em que vimos o Ministro da Administração Interna falar na comunicação social que os problemas financeiros em algumas Corporações de Bombeiros são casos de Policia, aqui temos um bem patente.
Read more: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2012/01/casos-de-policia-em-mondim-de-basto.html#ixzz1jLl6dW67
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
"CULTURA EM MOVIMENTO" VAI A MONDIM DE BASTO
O programa “Cultura em Movimento” acompanha, desta feita, a Exposição Coletiva do Ateliê de J.J. Silva por terras de Mondim de Basto.
Esta sexta-feira, 6 de Janeiro, pelas 21h30, nos Paços do Concelho de Mondim de Basto acontecerá o acto inaugural da mostra que integra trinta e nove trabalhos da autoria de outros tantos artistas.
A festa da Cultura vai desenvolver-se ao longo do serão com a actuação do Grupo de Concertinas, “Ribeiro e Amigos”, seguida por um momento poético protagonizado por Sandra Ribeiro, acompanhada por César Silva na percussão e J.J. Silva na viola; o cantor fafense Mário Cunha é o senhor que se segue com as suas interpretações; o Grupo de Teatro de Arões proporcionará uma performance teatral, seguindo-se mais um momento musical com Marina Teixeira no saxofone, Ricardo Ferreira no Acordeão e César Silva na percussão.
O programa de animação incluirá também a projeção de vídeos da autoria de Jesus Martinho.
O Espaço da Memória desta Associação exporá também algumas peças da sua colecção “Resgate da Memória”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)